Educação Em questão

Para transformar a sociedade, é necessário que a cultura das pesquisas seja transformada

Eneida Taquary
 

O professor universitário é, além de docente, um pesquisador que está sempre propondo novas abordagens e conhecimentos de interesse público acerca da sua área de estudo. Neste tocante, especificamente na área do Direito, a pesquisa jurídica é de fundamental importância à atualização constante da profissão segundo forem surgindo novas concepções na sociedade. Este trabalho é necessário para a produção do conhecimento que contribua para a identificação dos fenômenos sociais e as suas várias consequências, de forma a possibilitar a realização do desenvolvimento social, econômico, político, rumo à construção de um diálogo entre a sociedade e as instituições públicas e privadas do Estado, incluindo-se as de ensino jurídico.

Nesse tocante, a pesquisa jurídica se destina à consolidação da democracia, possibilitando a efetividade da dignidade da pessoa humana. Daí a necessidade de fomentar a investigação multidisciplinar, com base zetética e outros estudos críticos, isto é, investigando o fenômeno social e jurídico sob o olhar das outras áreas do saber, por meio de projetos com objetos e metodologias bem construídas.

O impacto das pesquisas é muito relevante e propicia rever as deficiências e os problemas que existem nas instituições políticas e jurídicas. Por intermédio de pesquisas, com objeto, metodologia e isenção quanto aos resultados, é importante oferecer, em cada uma delas, um produto que venha contribuir com suas necessidades, modernização e a interlocução com a comunidade. A pesquisa necessita ter por alvo a comunidade e suas necessidades, por intermédio das instituições concebidas e edificadas com tais finalidades.

O futuro da pesquisa está atrelado não apenas ao fomento, mas à mudança de cultura na sua realização nas Instituições Públicas e Privadas. Elas ainda denotam no Brasil um distanciamento dos interesses sociais e das necessidades reais dessa sociedade. Circunscreve-se a nichos criados pelos pesquisadores, como forma de monopolizar o saber e muitos são os obstáculos junto às Instituições Públicas e Privadas para se investigar os seus reais fins e suas estruturas arcaicas.

A mudança de cultura na pesquisa é urgente e deve ser realizada no âmago das Instituições de Ensino Públicas e Privadas, mas é, prioritariamente, também, nos órgãos envolvidos, sejam eles do Poder Judiciário, sejam em outros, para que esses materiais academicistas possam sair das prateleiras das bibliotecas e transformar o que é necessário na sociedade. Sem essa mudança, a produção de conteúdo acadêmico continuará a ser burocrática.

*Eneida Taquary, leciona as disciplinas de Filosofia do Direito e Fundamentos Históricos do Direito na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília, sendo doutora em Direito (2017) e mestre em Direito das Relações Internacionais.

Deixe um comentário