Ciências Educação Educação

Modelo de Verbete Utilizando Termos Formados por Elementos Eruditos conforme o campo temático

RESUMO
O presente artigo é um recorte de pesquisa de Iniciação Científica (2021-2022) na qual criamos um modelo de definição de acordo com os predicados de Finatto (2001) com termos formados por elementos eruditos para auxiliar os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental na área Ciências da Natureza, de acordo com o campo temático. A problemática desta pesquisa se baseia na ausência de um modelo de definição para os termos formados por elementos eruditos, tendo em vista que pertencem a diversas áreas dos conhecimentos.
Palavras-chave: Terminologia. Terminografia. Modelo de definição. Divulgação científica.
ABSTRACT
This article is an excerpt from Scientific Initiation research (2021-2022) in which we created a definition model in accordance with Finatto’s predicates (2001) with terms formed by erudite elements to assist students in the final years of Elementary Education in the area of Natural Sciences, according to the thematic field. The problem of this research is based on the absence of a definition model for terms formed by erudite elements, considering that they belong to different areas of knowledge.
Keywords: Terminology. Terminography. Definition model. Scientific divulgation.

Leia o artigo em PDF

Maria Katsurayama Gomes Sales
Graduanda em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa, no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). E-mail: maria.katsurayama@gmail.com
Andreza Marcião dos Santos
Doutora em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail:
andrezamarciao@hotmail.com

Deixe um comentário