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REFLEXÕES SOBRE O USO DAS TICs EM CONTEXTOS INDÍGENAS SURUI E CINTA LARGA EM RONDÔNIA

REFLEXÕES SOBRE O USO DAS TICs EM CONTEXTOS INDÍGENAS SURUI E CINTA LARGA EM RONDÔNIA.

*Josélia Gomes Neves

**Luana Nacoça Cinta Larga

***Motira Labiway Surui

Resumo – O presente trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado na disciplina TICs no Ensino Fundamental – anos iniciais na Turma: E-Gestão no segundo semestre de 2021. O objetivo deste escrito é refletir os usos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em contextos indígenas Cinta Larga e Surui por meio da pesquisa documental, tendo como base teórica as leituras de Lévy (1999, Sodré, (2006), Thompson, (1998) e Dowbor (2013). Concluímos que as TICs nas aldeias representa a chegada de uma intensa transformação social em âmbito comunicativo. A observação e realização de discussões periódicas sobre o seu uso na escola e nas práticas sociais representa uma alternativa para analisar sua utilização de modo que possa trazer ganhos para as comunidades.

Palavras-Chave: Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Povo Cinta Larga. Povo Surui. Aldeia Roosevelt. Aldeia Lapetanha.

Resumen – El presente trabajo presenta un relato de experiencia vivenciado en la disciplina TICs en la Enseñanza Fundamental – años iniciales en la Clase: E-Gestión en el segundo semestre de 2021. El objetivo de este escrito es reflejar los usos de las Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) en contextos indígenas Cinta Larga y Surui por medio de la investigación documental, teniendo como base teórica las lecturas de Lévy (1999, Sodré, (2006), Thompson, (1998) y Dowbor (2013). Concluimos que las TIC en las aldeas representa la llegada de una intensa transformación social en ámbito comunicativo. La observación y realización de discusiones periódicas sobre su uso en la escuela y en las prácticas sociales representa una alternativa para analizar su utilización de modo que pueda traer ganancias para las comunidades.

Palabras clave: Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC). Pueblo Cinta Larga. Pueblo Surui. Aldea Roosevelt. Aldea Lapetanha.

Introdução

Este trabalho trata de um relato de experiência a partir de uma atividade desenvolvida durante o trabalho pedagógico realizado na disciplina TICs no Ensino Fundamental – anos iniciais na Turma: E-Gestão no segundo semestre de 2021. Um componente curricular que faz parte do curso Licenciatura em Educação Básica Intercultural, da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná. 

Foi solicitada como Atividade Assíncrona 2 (dois) intitulada: “Usos das TICs nas práticas sociais das aldeias” que teve como objetivo principal contextualizar o uso das tecnologias digitais nas comunidades indígenas. O recurso didático utilizado para a sua efetivação foi o formulário da Google, tendo em vista as suas possibilidades formativas. Assim, a nosso ver representa uma estratégia de inserção das TICs na escola, um gesto que contribui para aproximar o trabalho pedagógico às sociedades contemporâneas.

1.TICs em territórios indígenas

No decorrer da disciplina de TICs no Ensino Fundamental – anos iniciais, retomamos discussões anteriores a respeito dos seus antecedentes históricos, ocasião que recapitulamos que: “Os primeiros computadores (calculadoras programáveis capazes de armazenar os programas) surgiram na Inglaterra e nos Estados Unidos em 1945. Por muito tempo reservados aos militares para cálculos científicos, seu uso civil disseminou-se nos anos 60. […]”. (LÉVY, 1999, p. 31).  

Esta retrospectiva foi importante para fazer a articulação com o contexto do século XXI e como as tecnologias digitais são evidenciadas nas práticas sociais e escolares dos Povos Indígenas, confirmando que: “Em todas as sociedade os seres humanos se ocupam da produção e do intercâmbio de informações e de conteúdo simbólico. […]”. (THOMPSON, 1998, p. 19).  

Com vistas a profundar esta questão, apresentaremos neste trabalho 2 (dois) registros a esse respeito: um foi realizado na Aldeia Roosevelt, localizada na Terra Indígena Roosevelt em Espigão do Oeste, Rondônia. E o outro foi elaborado na Aldeia Lapetanha, na Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal, Rondônia a partir de três perguntas situadas na primeira coluna, que disponibilizam informações a respeito do acesso à tecnologia digital:

Quadro 1 – TICs nas Aldeias

QuestõesAldeia LapetanhaAldeia Roosevelt
1.Quando e como foi implantada a internet em sua aldeia?Em 2016 através de uma empresa de Ministro Andreazza depois de um levantamento feito na comunidade.Em 2014-2015, por uma professora e o Cacique da Aldeia.
2.Faça uma observação no dia a dia da aldeia e responda: que equipamento tecnológico digital é mais utilizado em sua comunidade?Aparelho de telefone móvel (celular).Aparelho de telefone móvel (celular).
3.Na sua opinião e com base em sua observação, as pessoas utilizam as TICs para quais finalidades?Para buscar informações, conversar com os parentes de longe, para fazer atividades profissionais e também estudar.Para se informar, enviar mensagens para familiares de outras aldeias, estudar e se divertir.

Fonte: Sistematizado pelas autoras.

Foi possível observar que as pessoas de diferentes idades das aldeias Roosevelt (Cinta Larga) e Lapetanha (Surui) fazem uso diário das TICs para as finalidades pessoais, acadêmicas e profissionais. Este conjunto de situações, confirmam que, “[…] as pessoas integraram o uso das TICs em suas vidas, a exemplo dos dispositivos de telefonia móvel, constituindo uma forma de comunicação frente à qual os indígenas não são indiferentes. […]”. (BENEDETTI, 2020, p. 77).

2.Aldeia Lapetanha – Terra Indígena Sete de Setembro – Cacoal – Rondônia.

Em relação ao último item da Atividade Assíncrona, a solicitação consistiu no registro do uso das TICs nas aldeias Roosevelt (Terra Indígena Roosevelt) e Lapetanha (Terra Indígena Sete de Setembro) através de fotos mediante autorização dos envolvidos (as). Foi pensada para confirmar e ilustrar as respostas anteriores produzidas no formulário da Google, conforme segue. Na Aldeia Lapetanha, de acordo com a tarefa solicitada registramos 3 (três) atividades de pessoas de diferentes idades fazendo uso dos recursos tecnológicos por meio da internet envolvendo diferentes finalidades.

Figura 1 – TICs na Aldeia Lapetanha.

Créditos: Motira Labiway Surui.

A primeira e a segunda imagem evidenciam que o uso das TICs na Aldeia Lapetanha foi ampliada no contexto da Pandemia provocada pela covid-19, pois com o fechamento das escolas algumas instituições, como as faculdades, por exemplo, instituíram as aulas remotas, o que exigiu o uso de equipamentos como celular e/ou computador. Estas ferramentas são utilizadas também para a comunicação entre professores (as), alunos (as) e familiares.

Assim, é comum observar crianças, adolescentes, jovens e adultos utilizando os dois suportes de escrita em uma perspectiva híbrida: de um lado o papel através dos cadernos e de outro o aparelho celular que possibilita escrever na tela. E na última imagem, observamos uma criança manuseando um aparelho celular para ouvir músicas. Isso demonstra que além de buscar informações, de se comunicar com outras pessoas à distância devido à necessidade de distanciamento social, uma finalidade evidenciada pelas crianças é a diversão, o entretenimento.

3.Aldeia Roosevelt – Terra Indígena Roosevelt – Espigão do Oeste – Rondônia.

Na Aldeia Roosevelt registramos 4 (quatro) atividades, também de pessoas de diferentes idades interagindo na internet. A primeira imagem mostra a liderança indígena Rondon Cinta Larga utilizando as TICs através do aplicativo Whatsapp para se comunicar e socializar informações sobre as questões indígenas. A segunda trata de um momento em que professores e professoras Cinta Larga utilizavam a internet para pesquisar temas referentes ao planejamento pedagógico que estavam desenvolvendo.

Figura 2 – TICs na Aldeia Roosevelt.

Créditos: Luana Nacoça Cinta Larga.

A terceira imagem evidencia um estudante realizando tarefas e fazendo uso das TICS para pesquisar assuntos escolares. E a última imagem mostra uma criança pequena assistindo desenhos pelo celular. Estes registros fotográficos ajudam a compreender as movimentações comunicativas destes tempos, e que, “[…] a sociedade contemporânea […] rege-se pela midiatização, […] pela tendência à virtualização das relações humanas, presente na […] conduta com as tecnologias da comunicação. (SODRÉ, 2006, p. 20). Inferimos que diferentes gerações interagem na internet com diferentes finalidades: se informar, estudar, comunicar e brincar. A pergunta que fica e demanda outros estudos é: que impactos estas tecnologias digitais poderão trazer para os modos de vida indígena?

Nesta direção, analisamos que esta questão precisa ser melhor discutida nas comunidades, principalmente sobre o uso que se faz destes recursos, pois: “As tecnologias em si não são ruins. Fazer mais coisas com menos esforço é positivo. Mas as tecnologias sem a educação, conhecimentos e sabedoria que permitam organizar o seu real aproveitamento, levam-nos apenas a fazer mais rápido e em maior escala os mesmos erros. […]”. (DOWBOR, 2013, p. 4).

Notamos que o uso das TICs está cada vez mais presente nos territórios indígenas. Inferimos que a crise provocada pela pandemia da covid-19 desencadeada no início de 2020 e suas exigências quanto ao protocolo social do distanciamento pode ter ampliado a realização destas práticas nas aldeias.

Considerações Finais

O texto apresentou uma reflexão baseada no usos das TICs em duas comunidades indígenas em Rondônia: Aldeia Roosevelt do Povo Cinta Larga e Aldeia Lapetanha do Povo Surui. A mobilização que desencadeou a atividade em tela foi produzida no âmbito da disciplina “TICs no Ensino Fundamental – anos iniciais” na Turma E-Gestão no segundo semestre de 2021.

Foi possível compreender que desde 2016 a internet passou a ser instalada nas comunidades dos povos originários em Rondônia ampliando as práticas comunicativas em âmbito digital tanto nas línguas indígenas como na língua portuguesa. O levantamento realizado apontou que a procura pela internet envolve um conjunto de motivos: para se comunicar com parentes de outras aldeias, por meio de registros orais e escritos, para diversão e estudo.

O uso da internet nas aldeias e na escola, constitui uma situação que suscita atenção. A nosso ver é necessário que as comunidades dialoguem sobre a utilização da tecnologia digital no sentido de acompanhar sua inserção na direção dos interesses indígenas.

Referências

BENEDETTI, Adriane Cristina. Indígenas e novas tecnologias: o uso de dispositivos de telefonia móvel na organização e mobilização Guarani no sul do Brasil. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, Macapá, v. 13, n. 3, p. 63-80, jul./dez. 2020.

DOWBOR, Ladislau. Tecnologias do Conhecimento – os desafios da educação. São Paulo: Vozes, 2013.

SODRÉ, Muniz. Eticidade, campo comunicacional e midiatização. In: MORAES, Dênis de (Org.). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Tradução: Wagner de Oliveira Brandão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.


* Docente no Curso Licenciatura em Educação Básica Intercultural Universidade Federal de Rondônia joseliagomesneves@gmail.com

** Estudante indígena do Curso Licenciatura em Educação Básica Intercultural – Universidade Federal de Rondônia lu.cintalarga@gmail.com

*** Estudante indígena do Curso Licenciatura em Educação Básica Intercultural – Universidade Federal de Rondônia motirasurui2017@gmail.com

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