Agenda cinema Cultura

Festival Curta Campos do Jordão está com inscrições abertas para sua nona edição até o dia 20 de agosto

As inscrições para o 9º Festival Curta campos do Jordão – FCCJ estão abertas até o dia 20 de agosto de 2023. Os interessados devem ler o regulamento e preencher o formulário disponível no site www.fccj.com.br. A nona edição do FCCJ acontecerá entre os dias 23 e 28 de outubro.

Realizadores de todo o Brasil são convidados a participar com suas obras audiovisuais de curta-metragem que se enquadrem nos termos propostos no regulamento, especialmente concebido pela equipe de curadoria do festival, para concorrer ao Prêmio Araucária de Cinema 2023, nas categorias: Local, Regional e Nacional (Ficção, Documentário, Animação, Experimental, Direção e Roteiro).

Festival Curta Campos do Jordão é organizado e produzido pela Associação Cultural Cineclube Araucária de Campos do Jordão em parceria com a Secretaria Municipal de Valorização da Cultura, com o apoio do Conselho Municipal de Turismo, da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, do Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau e das empresas Natureza Maluca, Webz Comunicação Digital, VideoMidia Produção e Edição de Vídeos, GWG Telecom e Centauro Comunicaciones


FCCJ é um projeto especial que tem por objetivo abrir espaço para a difusão da produção audiovisual na Região da Mantiqueira, no estado de São Paulo e em todo o território nacional. O propósito desta inciativa é também estimular a criatividade e promover a revelação de talentos, por meio da produção independente de filmes de curta-metragem e do contato direto entre realizadores de obras audiovisuais de todo o País com os participantes dos programas de formação, desenvolvidos pela Associação Cultural Cineclube Araucária juntamente com a Secretaria de Valorização da Cultura da Prefeitura de Campos do Jordão, com vistas à busca de novos horizontes profissionais, sobretudo entre os jovens artistas locais e das Regiões: Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte do estado de São Paulo.

Iniciado a partir de uma série de Oficinas de Cinema promovidas pelo Cineclube Araucária, em 2015, o Festival Curta Campos do Jordão cresce sensivelmente e amplia as suas fronteiras a cada nova edição. Em 2022, por exemplo, 570 obras provenientes de 24 estados brasileiros, do Distrito Federal e de alguns outros países foram inscritas para concorrer ao Prêmio Araucária de Cinema, nas várias categorias previstas no seu regulamento. Os 102 curtas selecionados foram assistidos por uma plateia de 11.910 espectadores, entre presenças físicas e público virtual. Na mesma edição, foram oferecidos Oficina de Stop Motion para o público infantil, lançamento de livro, três bate-papos entre realizadores e convidados especiais, além de passeios guiados por pontos turístico-culturais importantes em Campos do Jordão.

A maior parte dos eventos que compõem a programação desta nona edição do FCCJ acontecerá nas dependências do antigo Cine Glória de Campos do Jordão (atual Espaço Cultural Dr. Além), no formato presencial com transmissão das cerimônias de abertura e encerramento / premiação através de plataformas virtuais, além da disponibilização das sessões competitivas, para visionamento e voto do público, no canal do Cineclube Araucária no YouTube.

9º Festival Curta campos do Jordão – FCCJ

Inscrições abertas: Até 20 de agosto de 2023

Regulamento e Ficha de Inscrição: www.fccj.com.br

Deixe um comentário