Biologia Ciências desmatamento

Encontro discute os desafios para a conservação do Cerrado

Evento reuniu especialistas para apresentarem e debaterem a atual situação do bioma. Presidente da CAPES foi uma das convidadas

Brasília – Redação CGCOM/CAPES

Realizado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e o The Nature Conservancy, o 4º Workshop de Especialistas do Cerrado abordou as ameaças e desafios à conservação e sustentabilidade do bioma. O evento aconteceu nesta quinta-feira, 17 de agosto, em Brasília, e teve como convidada Mercedes Bustamante, presidente da CAPES.

Em sua fala, a gestora destacou que ”esse tipo de trabalho tem colocado os conhecimentos sobre a situação do Cerrado em outro patamar, com mais qualidade e acuidade. Isso é extremamente relevante em um momento muito crítico para medidas de conservação urgentes para o bioma Cerrado”. Com dados de pesquisas realizadas pela rede MapBiomas, os participantes discutiram os resultados, aplicações, oportunidades e desafios do mapeamento na dinâmica de cobertura e uso da terra e da degradação no bioma Cerrado.

Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, participou do 4º Workshop de Especialistas do Cerrado (Foto: Naiara Demarco – CGCOM/CAPES)

Na ocasião também foram discutidas as principais ameaças relacionadas à conservação e sustentabilidade ambiental, com a garantia dos direitos e o fortalecimento de povos e comunidades tradicionais. Para Julia Shimbo, pesquisadora do Ipam e coordenadora científica do Mapbiomas, esse é um debate amplo e fundamental para os próximos passos. “Além dos dados, a gente também tem discutido os processos de degradação, de desmatamento e conservação do bioma Cerrado, para direcionar tomadas de decisões sobre os desafios que temos pela frente”, concluiu.

Desmatamento do Bioma Cerrado
De acordo com o mais recente Relatório Anual do Desmatamento do MapBiomas, 90% da área desmatada no País, em 2022, está na Amazônia e no Cerrado. Foram identificados, validados e refinados 76.193 alertas, que totalizaram 2.057.251 hectares de desmatamento no ano passado. 

Brasília – Redação CGCOM/CAPES

Deixe um comentário