Política Política e Cidadania

Juventude e Política: as ocupações de 2015

Na próxima terça-feira (29/08), às 20h, pesquisadores do NECC (Núcleo de Estudos Críticos da Contemporaneidade) se reúnem na Vitrine do Giba para discutir e debater a questão da JUVENTUDE no Brasil a partir das ocupações de 2015.

Em 2015 estudantes do ensino médio do Estado de São Paulo ocuparam escolas em defesa da educação pública. Foi um movimento de resistência na contramão do avanço da extrema-direita, que resultou no golpe de 2016 e na eleição de Bolsonaro em 2018. É necessário um debate sobre este movimento, um exemplo importante do engajamento político da juventude, ainda mais tendo em vista a política educacional do atual governo paulista.

O evento será transmitido ao vivo no Canal de Youtube da Vitrine:
https://youtube.com/live/MH1QF0CuVIw

A Conheça os participantes:

Rita de Cássia Alves Oliveira, doutora em Antropologia, pertence ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC-SP e participa dos GTs Infancias y Juventudes e Praxis emancipatorias, bienes comunes y metodologías descoloniales alterglobales da CLACSO (Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales)

Flavia Bischain Rosa – professora de Sociologia da rede estadual; Doutoranda em Educação pela UNIFESP; Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina; Coordenadora da Subsede Oeste-Lapa da Apeoesp; Membro da Executiva Nacional da CSP Conlutas.

Vanderlei de Castro Ezequiel – Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP; Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero; Membro do Núcleo de Estudos Críticos da Contemporaneidade. Profissional de TI na empresa PRODESP.

Mediação: Cláudio Novaes Pinto Coelho é Doutor em Sociologia pela USP e Mestre em Antropologia pela Unicamp. Possui Pós-Doutorado em Ciências Sociais pela PUC-SP. Publicou, dentre outros, os livros “Os movimentos libertários em questão” e “Teoria crítica e sociedade do espetáculo”

O programa será conduzido por

• Gilberto da Silva: Jornalista e sociólogo, Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Editor da revista Partes e do Canal Vitrine do Giba.

Deixe um comentário