Alimentação

Em São Paulo, hortaliças lideram queda de preço na Ceagesp em agosto

Batata, alface e cenoura tiveram variação negativa superior a 10%, segundo pesquisa realizada pela Conab na capital paulista e em outras dez cidades

ania Rêgo/ Agência Brasil

 As hortaliças tiveram expressiva queda de preços na Central de Abastecimento de São Paulo, a Ceagesp, no período de julho para agosto. A cenoura (-15,09%), a batata (-12,43%) e a alface (-11,12%) registraram as mais altas variações negativas do período. A cebola também registrou queda de -3,70%.
 

Das cinco hortaliças pesquisadas pelo Boletim do Programa de Modernização do Mercado Hortigranjeiro publicado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apenas o tomate mostrou variação positiva em São Paulo, de 4,58%.
 

Entre as frutas pesquisadas, o mamão (-35,89%) teve variação negativa no estado de julho para agosto. A banana (8,43%), laranja (8,29%), maçã (6,86%) e a melancia (6,06%) tiveram variação positiva no período analisado.
 

QUEDA NACIONAL– Na média ponderada levando em conta 11 centrais de abastecimento nas cinco regiões do país, alface, batata, cebola, cenoura e tomate registraram movimento de redução nos valores de julho para agosto.
 

A batata foi a que mais barateou no período, com queda de preços unânime em todas as Ceasas. A média ponderada decresceu 25,35% em relação a julho. O motivo seria a intensificação da safra de inverno, que manteve a oferta em patamares elevados. Pela quarta vez no ano, a quantidade comercializada nas 11 centrais consideradas ultrapassou a marca de 100 mil toneladas, 1,2% acima do total de julho.
 

A alface também seguiu a lista dos mais acessíveis, apresentando pelo terceiro mês consecutivo a tendência declinante. Em agosto, a média ponderada caiu 19,61% em relação a julho. Já a comercialização subiu 9% no mesmo período. Ressalte-se que em junho e julho a oferta do produto nos mercados atacadistas analisados foi a menor do ano e a recuperação de agosto está ligada às temperaturas mais elevadas em quase todo o país.
 

A cenoura, cebola e tomate, embora com menores índices, também decresceram na média ponderada em -7,97%, -6,56% e -2,56%, respectivamente. No caso da cenoura, um fator preponderante para a queda unânime de preços foi a boa performance de todas as áreas produtoras, não pressionando a oferta mineira, principal abastecedora das Ceasas.
 

A cebola também apresentou grande oferta nas Ceasas, o que justificou as cotações menores. Já o tomate, embora também tenha tido declínio, não foi uniforme, em função da variação de oferta local, proporcionando dentro do mês movimento decrescente na primeira quinzena e altista na segunda. As variações de temperatura, atrasando ou acelerando a maturação, explicam os preços oscilantes.
 

Os dados estatísticos do Boletim Prohort da Conab são levantados nas Centrais de Abastecimento em São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Curitiba (PR), São José (SC), Goiânia (GO), Recife (PE), Fortaleza (CE), Rio Branco (AC) e Brasília (DF).


Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência da República

Deixe um comentário