Educação Educação

LEMBRANÇAS DA CARTA DE ABC – OS MEMORIAIS COMO PRODUÇÃO DE SABERES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA ALFABETIZAÇÃO

Leia o artigo na íntegra em PDF

*Josélia Gomes Neves

Resumo – As lembranças constituem importantes dispositivos para as reflexões individuais e coletivas, além de representar uma retomada ao passado podem a partir daí alterar o rumo de eventos presentes. Nesta direção, nossa intenção com este escrito é visibilizar registros produzidos a partir da mobilização da memória referentes ao uso da Carta de ABC no período da alfabetização. Os procedimentos metodológicos levaram em conta a pesquisa bibliográfica, documental em interface com a pesquisa (Auto)biográfica. As leituras dos memoriais de Humberto Campos, Cora Coralina, Graciliano Ramos e Noel Nutels, evidenciam que seus processos de iniciação à educação formal, em casa ou na escola foram mediados pela Carta de ABC. Estas temporalidades educacionais sobre as aprendizagens das primeiras letras no Brasil constituem importantes elementos de interesse da História da Educação e Alfabetização.

Palavras-Chave:Memórias. Carta de ABC. Alfabetização. História da Educação/Alfabetização.

Resumen – Los recuerdos constituyen importantes dispositivos para las reflexiones individuales y colectivas, además de representar una retomada al pasado pueden a partir de ahí alterar el rumbo de eventos presentes. En esta dirección, nuestra intención con este escrito es visibilizar registros producidos a partir de la movilización de la memoria referentes al uso de la Carta de ABC en el período de la alfabetización. Los procedimientos metodológicos tuvieron en cuenta la investigación bibliográfica, documental en interfaz con la investigación (Auto)biográfica. Las lecturas de los memoriales de Humberto Campos, Cora Coralina, Graciliano Ramos y Noel Nutels, evidencian que sus procesos de iniciación a la educación formal, en casa o en la escuela fueron mediados por la Carta de ABC. Estas temporalidades educativas sobre los aprendizajes de las primeras letras en Brasil constituyen importantes elementos de interés de la Historia de la Educación y Alfabetización.

Palabras clave: Memorias. Carta de ABC. Alfabetización. Historia de la Educación/Alfabetización.


* Doutora em Educação Escolar. Professora na Universidade Federal de Rondônia. Licenciatura em Educação Básica Intercultural e Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA).  joseliagomesneves@gmail.com

https://www.partes.com.br/wp-content/uploads/Memias_-Graciliano_-Cora_-Noel_-e_-Humberto.pdf

Deixe um comentário