Assistência Social democracia Direitos Humanos Direitos Humanos e Cidadania

SUAS – Sistema Único de Assistência Social em questão

O Canal Vitrine do Giba e a Revista Partes realizará no dia 23/10, as 20 horas, debate sobre o SUAS – Sistema Único de Assistência Social, marco histórico da Política de Assistência Social. O SUAS é um sistema público com modelo de gestão participativa e descentralizada e que organiza os serviços de Assistência Social nas três esferas de governo (União, Estados e Municípios).

O SUAS é o resultado histórico de marcos normativos, principalmente ordenados a partir da Constituição Federal de 1988. O SUAS está organizado em esferas de gestão, de negociação, de deliberação e controle social, e de financiamento, formada por diferentes instâncias – órgãos, conselhos, comissões e fundos -, que resultam numa rede de serviço pública e privada (rede complementar) destinada a atender os usuários e fortalecer a Política de Assistência Social. O cidadão precisa e deve ser orientado sobre o SUAS como um direito e não apenas uma ajuda eventual e que constitui em uma rede socioassistencial integrado a oferta de serviços, programas, projetos e benefícios de assistência. É uma rede de proteção básica que visa a prevenção do agravamento das situações de risco e de vulnerabilidade social. Quais são esses serviços e como acessá-los você saberá acompanhando o debate com especialistas da assistência social. O Debate será realizado no Canal Vitrine do Giba no Youtube através do linK https://www.youtube.com/watch?v=SXbTeRkH1i8

SUAS – Sistema Único de Assistência Social em questão – YouTube

Cada participante terá uma exposição inicial de 15 minutos e em seguida uma rodada de questões e debate entre os participantes. Na etapa final os debatedores poderão responder questões levantadas pelo Chat.

Debatedores

Aldaiza Sposati – Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), coordenadora do NEPSAS – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social, doutora em Serviço Social e pós-doutora pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em Portugal.

Aurora Fernandez Rodriguez – possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica de Santos (1984). Servidora Pública Aposentada como assistente social da Prefeitura Municipal de Santos. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase na área da Saúde Pública. Atuando na área sindical junto ao sindicato dos servidores públicos municipais e na mobilização dos Fóruns Estadual de Trabalhadores/as do SUAS do Estado de SP FETSUAS SP e no Fórum Regional de Trabalhadores/as do SUAS da Baixada Santista FORTSUAS BS.

Edson Gonçalves Pelagalo Oliveira Silva, sociólogo e assistente social, mestre em Serviço Social, servidor público estadual e coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento Social – CDS da Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo, vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social – CONSEAS.

Paulo de Tarso H. Meira – gestor público, pesquisador, militante. Graduado em Gestão Pública pela Universidade Metodista -SP, gestor no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Pesquisador do NEPSAS–Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Seguridade e Assistência Social, da PUCSP, Doutorando pelo PPGSS da PUCSP, Mestre pela PUCSP, membro da RBRB – Rede Brasileira de Renda Básica. Milita em lutas pela Proteção Social Distributiva, sobretudo na efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

Apresentação e Mediação: Gilberto da Silva: Jornalista e sociólogo. Analista de Ordenamento Social, aposentado, Prefeitura Municipal de São Paulo. Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Editor da revista Partes (partes.com.br) e do Canal Vitrine do Giba.

Deixe um comentário