Agenda Cultura

MinC e UFBA realizam Pesquisa-ação para atender e formar 600 agentes culturais em todo o Brasil

Estão abertas, até o dia 14 de abril, as inscrições para agentes culturais de todo o Brasil interessados em participar da Pesquisa-ação: Agentes Culturais Democráticos, iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). O projeto tem o objetivo de produzir e compartilhar conhecimentos, com base no diálogo entre a pesquisa e as experiências de 600 agentes culturais de todo o Brasil, para estimular e aprimorar as ações culturais democráticas na atual conjuntura vivida no país.

O projeto se insere nas ações de fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e nas políticas de formação cultural do MinC, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli) e da Secretaria dos Comitês de Cultura (SCC), com ênfase na formação de gestores e agentes culturais que atuam em políticas públicas e com projetos da sociedade civil.

Das 600 vagas disponibilizadas, 500 são abertas para o público geral. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por pessoas de todo o território nacional que já tenham completado 18 anos e que participem de alguma organização cultural privada ou pública. Haverá reservas de vagas por estados e Distrito Federal, e também para pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+ e com deficiência. Clique aqui para acessar o link de inscrição.

As outras 100 vagas serão destinadas a agentes culturais que atuam junto aos Escritórios Estaduais do MinC, Institutos Federais e Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura.

Todos os 600 agentes culturais deverão participar de encontros formativos e dialógicos entre maio e setembro de 2024. Serão 13 módulos que funcionam como eixos temáticos para os encontros de compartilhamento e troca de saberes entre 12 pesquisadores, 24 auxiliares de pesquisa e 600 agentes culturais envolvidos na pesquisa-ação. Estes encontros acontecerão em ambiente online e visam estimular o diálogo sobre temas vitais para a ação cultural sintonizada com os desafios presentes na conjuntura político-cultural brasileira e mundial. Ao longo das atividades formativas, os agentes culturais irão desenvolver Planos de Ação Cultural baseados em suas experiências culturais e nos diálogos estabelecidos ao longo do projeto.

“Desde 2003, transformações democráticas relevantes aconteceram nas políticas de apoio à ação cultural no país. Apesar da brutal interrupção ocorrida entre 2016-2022, as mudanças começam a ser retomadas em 2023. A Pesquisa-ação se inscreve no processo de reativação das transformações em uma conjuntura complexa com enormes desafios para a democracia”, explica o professor Albino Rubim, um dos coordenadores do projeto.

Para Fabiano Piúba, secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), o projeto é uma parceria estratégica para o desenvolvimento de uma política de formação perene voltada à qualificação de agentes e gestores culturais numa perspectiva de atividade formativa dialógica, compreendendo a produção de conteúdos em torno das políticas culturais, “passando por aspectos conceituais e teóricos que servirão como parâmetros básicos e essenciais nas políticas de formação do MinC no âmbito do Sistema Nacional de Cultura.

O secretário acredita que projeto avança com a ideia da Pesquisa-ação e com o desenvolvimento de projetos de ação cultural para intervenção territorial que serão realizados por coletivos em regiões distintas do país. “O projeto visa também uma formação mais abrangente de repertórios conceituais, metodológicos, práticos, técnicos e políticos, compreendendo o papel da cultura não só para a democratização do acesso aos bens e serviços culturais, mas, também, para o exercício pleno da democracia e fortalecimento do estado democrático de direito”.

Para a secretária de Comitês de Cultura, Roberta Martins, o projeto é importante porque está alinhado com uma das construções centrais desta gestão: a participação popular. “Ouvir a experiência desses agentes culturais e usar toda a bagagem deles é crucial para a construção de políticas públicas culturais sedimentadas nas reais necessidades dos territórios. Investir na formação desses agentes democráticos, permitindo o encontro da experiência prática com conhecimentos científicos, é fundamental para a gente disseminar a ideia da cultura como um direito social que precisa de políticas robustas”, avaliou.

Estão envolvidos no projeto os seguintes pesquisadores da área cultural das Universidades Federais da Bahia e do Recôncavo da Bahia: Adriano Sampaio, Albino Rubim, Angela Andrade, Gisele Nussbaumer, Giuliana Kauark, Guilherme Varella, José Roberto Severino, Lourivânia Soares, Luana Vilutis, Mariella Pitombo, Meran Vargens, Ohana Boy e Sophia Rocha.

O projeto é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), sendo executado administrativamente pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (Fapex).

Serviço:
Inscrições para agentes culturais de todo o Brasil
Projeto gratuito e online
Período de inscrição: 05 a 14/04/2024
Link para inscrição aqui
Mais informações: http://cult.ufba.br/

Deixe um comentário