Uncategorized

Museu da Língua Portuguesa promove curso e encontro sobre a formação do português falado no Brasil

Realizadas pelo Núcleo Educativo e o Centro de Referência do Museu, atividades são gratuitas e voltadas para professores, educadores e pesquisadores

Ciete Silvério / Museu da Língua Portuguesa

Duas ações gratuitas para professores, pesquisadores e educadores em geral serão realizadas em abril pelo Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A primeira, no dia 13, é sobre a formação do português falado no Brasil. Já segunda, programada para o dia 21, aborda especificamente a influência das línguas e culturas africanas no nosso modo de se comunicar.  

Organizado pelo Núcleo Educativo, o curso gratuito Mundo, Língua, Palavra: línguas africanas e indígenas no Português do Brasil acontece no dia 13 (sábado), das 9h às 13h, na sala multiuso do Museu. Voltada, principalmente, para professores, a ação vai refletir sobre as contribuições das línguas africanas da família bantu e das línguas indígenas da família tupi na formação da língua portuguesa falada no Brasil. Para participar, é preciso se inscrever pelo e-mail educativo@museulp.org.br.   

Também de forma gratuita, o Centro de Referência realiza o primeiro evento do Ciclo de Encontros do Polo de Discussões de 2024 no dia 22 de abril (segunda-feira), às 15h, de forma virtual, pela plataforma Zoom. Neste ano, o assunto principal da atividade é Linguagens transatlânticas, em diálogo com o tema Línguas Africanas do Brasil, o mesmo da próxima exposição temporária do Museu. O objetivo é iluminar perspectivas sobre as relações entre a língua portuguesa falada no Brasil e as línguas e culturas africanas, reconhecendo suas intrínsecas ligações e as apropriações linguísticas em território brasileiro.  

No primeiro encontro, intitulado Diásporas africanas no Brasil: diálogos entre língua e cultura, o processo diaspórico dos povos africanos para o Brasil, assim como seus impactos em nossa língua e cultura, serão abordados. Para isso, a professora Margarida Petter vai falar sobre a diáspora dos povos bantu, e o professor Félix Ayoh’Omidire focará na diáspora iorubana.  

Margarida é professora livre-docente aposentada do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo, organizadora das obras África no Brasil: a formação da língua portuguesa e Introdução à Linguística Africana. Já Félix é professor titular de estudos literários, etnicorraciais e culturais luso-afro-brasileiros e afro-latino-americanos na Universidade Obafemi Awolowo, Ile-Ife, da Nigéria.  

Para participar do polo de discussões, é preciso se inscrever pelo Sympla (clique aqui).  

Ciete Silvério / Museu da Língua Portuguesa

SERVIÇO  
Curso para professores Mundo, Língua, Palavra: línguas africanas e indígenas no Português do Brasil
Dia 13 de abril (sábado), das 9h às 13h  
Na sala Multiuso 
Inscrição pelo e-mail educativo@museulp.org.br 
Grátis 

Ciclo de encontros “Linguagens transatlânticas” 
1º encontro: Diásporas africanas no Brasil: diálogos entre língua e cultura
Dia 22 de abril (segunda-feira), às 15h  
Pelo Zoom (inscrição pelo Sympla – clique aqui)  
Grátis  

Museu da Língua Portuguesa  
Praça da Língua, s/nº – Luz – São Paulo  

Deixe um comentário