Cultura Livros

Contos do Isaac

  Por Jaqueline Novaes

Título: 47 contos de Isaac B. Singerlivros51

Editora Cia das Letras

ISBN:8535905030

Tradução:José Rubens Siqueira

Este livro nos traz um poço do rico do universo judaico, suas lendas, seu folclore; com contos breves e bem escritos por este “contador” de história que é Isaac B. Singer.

De maneira sutil ele vai nos narrando sem nenhum maneirismo a diversidade cultural judia.

Isaac B. Singer, que tem sólida carreira, é escritor mundialmente reconhecido por sua literatura e como pensador que é.

Sua clareza ao escrever e a forma linear de construir as histórias de suas personagens nos presenteia com contos que se superam um após outro. Na literatura de Singer não há lugar para esterilidade, nele tudo é profícuo.

Quem foi Isaac Bashevis Singer

Isaac Bashevis Singer (1904-1991) nasceu na cidade polonesa de Radzymin e passou a maior parte da infância em Varsóvia. Seu nome verdadeiro era Icek Hersz Zynger. Seu pai, Pinkhos Menachem, descendente de rabinos, era ligado à seita hassídica, grupo surgido em reação à austera religião judaica tradicional. Os hassidistas, pobres e pouco letrados, viam a manifestação de Deus em toda parte, inclusive na natureza, e mantinham práticas de culto alegres e celebratórias.
A casa do pai de Singer era local de debates, orações e estudo, onde pessoas se reuniam para contar histórias em iídiche que serviriam de inspiração para o autor. Em 1935, Singer emigrou para Nova York, onde escreveu a maior parte de sua obra, sempre em iídiche, produzindo até o fim da vida. (Fonte: Cia das Letras)

Originalmente em: Revista Partes – Ano V – novembro de 2004 – nº 51 <http://www.partes.com.br/ed51/livros.asp>

0 Replies to “Contos do Isaac

Deixe um comentário