Educação Educação Formação Docente

Projeto integrado de práticas educativas e formação docente: princípios e as propostas de uma trajetória

PROJETO INTEGRADO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DOCENTE: PRINCÍPIOS E AS PROPOSTAS DE UMA TRAJETÓRIA

 

Kênia Marçal dos Santos[*]

Aline Santos de Araújo**

Reila Oliveira Guimarães Neves***

Vilma Aparecida de Souza****

 

 

Resumo

Kênia Marçal dos Santos – Aluna do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: keniamds2010@hotmail.com

O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de formação docente no curso de Pedagogia, com foco especial na experiência vivenciada nas disciplinas de Projeto Integrado de Práticas Educativas (PIPEs I, II, III, IV e V), no sentido de situar seus princípios norteadores e repensar as possibilidades para continuidade do percurso do eixo da práxis educativa.  Retomar as experiências vivenciadas nessa primeira etapa do eixo da práxis educativa, refletindo sobre os encontros e desencontros, avanços e retrocessos, permite um redimensionamento do processo de construção de nossa identidade profissional, inconcluso e dinâmico por natureza. Essa retrospectiva possibilitou-nos identificar os obstáculos presentes no cotidiano escolar e que interferem na prática pedagógica, remetendo a necessidade assumir a pesquisa como uma atitude cotidiana, ferramenta para atuação na realidade. Por fim, vale destacar que, embora ainda tenhamos sentido falta de mais ações interdisciplinares, os debates e experiências vivenciadas nessa primeira etapa do eixo da práxis, proporcionaram considerável suporte para que pudéssemos compreender a complexidade e incompletude do processo de formação docente.

Palavras- chave: Formação docente; Práticas Educativas; Formação Inicial.

Abstract

This article aims to analyze the process of teacher training in the Pedagogy course, with a special focus on the experience of the Integrated Project of Educational Practices (PIPEs I, II, III, IV and V), in order to situate its principles and rethink the possibilities for continuity of the course of the axis of educational praxis. To retake the experiences lived in this first stage of the educational praxis, reflecting on the meetings and disagreements, advances and setbacks, allows a re-dimensioning of the process of construction of our professional identity, inconclusive and dynamic by nature. This retrospective enabled us to identify the obstacles present in the daily school life and that interfere in the pedagogical practice, referring to the need to take the research as a daily attitude, a tool for acting in reality. Finally, it is worth noting that, although we have still felt a lack of more interdisciplinary actions, the debates and experiences experienced in this first stage of the praxis axis, provided considerable support so that we could understand the complexity and incompleteness of the teacher training process.

Keywords: Teacher training; Educational Practices; Initial formation.

 

 

  1. Formação Docente: desvelando os princípios e as propostas de uma trajetória

Vilma Aparecida de Souza – Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail:vilmasouzza@yahoo.com.br

O debate acerca da temática da formação docente ocupa espaço significativo no cenário acadêmico educação, trazendo à tona diferentes perspectivas e vieses de análise. Nesse debate são evidenciados entraves que obstaculizam o avanço de propostas inovadoras, inclusive por parte dos pressupostos de políticas brasileiras de formação de professores, no cenário das reformas educacionais implementadas a partir dos anos 1990, que fazem parte de um conjunto de reformulações e impõem novos condicionamentos e desafios para o trabalho docente.

Como consequência desses condicionamentos, muitas políticas educacionais trazem em seu cerne uma concepção de formação de professor limitada a um caráter pragmático, que toma a competência profissional como diretriz central (SCHEIBE, 2002).

Nessa direção, Veiga (2002) afirma que as políticas de formação de professores, como parte do pacote de reformas implementadas a partir da década de 1990, apresentam uma concepção de professor aproximando-o a uma espécie de tecnólogo do ensino. Tal concepção de formação docente que vem condicionando as políticas de formação, limitando-se a um treinamento pragmatista e prescritivo, precisa ser compreendida como parte de um propósito certificação aligeirada, distanciando-se preocupação em conferir uma boa qualificação aos leigos atuantes no sistema educacional e aos futuros professores (LAGE; SOUZA, 2012).

Assistimos, assim, propostas de formação de professores ora centrada na certificação de competências e na avaliação, tendo como características o aligeiramento e o rebaixamento de formação; a formação distante da pesquisa e da formação sólida; a formação submissa aos mecanismos de avaliação de desempenho priorizando o saber fazer, centrando a formação de professores no campo exclusivo da prática (FREITAS, 2002).

Frente a esses recuos, ressalta-se a importância de uma proposta de formação inicial que tenha como horizonte uma perspectiva formativa e comprometida com o trabalho pedagógico que reconheça o caráter multidimensional e interdisciplinar do fenômeno educativo. Para alcançar esse objetivo, o projeto pedagógico do curso de Pedagogia apresenta como fio condutor o eixo da práxis educativa sustentado pelo princípio da articulação teoria-prática, com vistas a garantir uma formação pedagógica alicerçada numa concepção crítica e ampla de docência. Uma formação pedagógica que ultrapassa a dimensão meramente técnica e descontextualizada, rumo a uma perspectiva macro de educação que compreenda os aspectos sociais, históricos e pedagógicos presentes nos processos de ensinar e aprender.

  1. Projeto Integrado de Prática Educativa (PIPE) e as contribuições para formação docente

Muitos cursos de formação docente apresentam um modelo aplicacionista de conhecimento (TARDIF, 2000), modelo esse que, durante o curso de formação inicial, os alunos cumprem uma carga horária de disciplinas teóricas e posteriormente realizam um estágio, estabelecendo, na maioria dos casos, uma relação dicotômica e fragmentada entre esses dois momentos da formação. Nesse modelo, a pesquisa, a formação e a prática são tomadas como aspectos separados e desarticulados (TARDIF, 2000).

Considerando esse panorama, o PPP do curso de Pedagogia apresenta o eixo da praxis educativa como elemento relevante e norteador da proposta de formação inicial, tendo como princípio garantir a articulação teoria-prática como binômio imprescindível.

Diante dessa intenção, o Projeto Integrado de Prática Educativa (PIPE) inicia o eixo da práxis educativa, trazendo objetivos e propostas de atividades que se apresentam como elemento de articulação da prática pedagógica com as disciplinas teóricas que compõe o currículo do curso.

Nesse sentido, durante as disciplinas de Projeto Integrado de Prática Educativa (PIPE) I, II, III, IV e V realizamos diversas atividades que nos permitiram refletir sobre a educação, a partir da relação teórico-prática. Relação essa na qual teoria e a prática são compreendidas como uma unidade indissolúvel. A proposta do PIPE I é construir a identidade do profissional da educação, tendo como objetivo analisar os desafios da profissão docente. Para cumprir tal objetivo, tivemos como proposta de trabalho a construção de um memorial de história de vida e a realização de entrevistas com professores, com o objetivo problematizar o processo de construção da identidade do profissional da educação e analisar os desafios da profissão docente e do gestor educacional no contexto atual.

Através da escrita do memorial no PIPE I, conseguimos relembrar e analisar as práticas de nossos professores, fazendo críticas construtivas, que nos ajudaram a pensar por que eles possuíam determinadas práticas e não outras, além de problematizar os diferentes saberes em jogo.

Em relação ao saberes docentes, Tardiff e Gauthier (2001) e Tardiff e Raymond (2000) apontam 4 aspectos essenciais e que delimitam com propriedade os saberes da docência: saberes temporais, plurais, compostos e personalizados. Gauthier (1998) classifica-os em saberes disciplinares, curriculares, da tradição pedagógica, da experiência e da ação pedagógica e das ciências da educação.

O memorial teve grande importância na nossa formação, pois, nos permitiu resgatar lembranças boas ou ruins, com relação às práticas educativas que vivenciamos no âmbito escolar, desvelando os saberes que constituem nossa formação. Com isso veio à tona a inquietação: Qual professor quero ser? Quais saberes e princípios sustentaram minha prática educativa?

Com a realização do memorial, compreendemos que a questão da formação docente merece um olhar mais cuidadoso, no sentido de desvelar as concepções e princípios envolvidos. A retomada de nossa experiência permitiu perceber que a prática educativa de muitos dos professores que deixaram marcas em nossa formação sustentava-se em princípios tradicionais. Essa análise remeteu à questão da forte influência e reprodução do modelo tradicional de educação que predominou em nossa trajetória de formação e deixou ranços que passam a impossibilitar novas concepções de prática educativa que se aproximem de uma concepção de educação mais crítica e reflexiva. Dessa forma, evidencia-se que é necessário que os professores estejam sempre atualizando seus conhecimentos, buscando novas formas de ensino, que visem romper com as amarras da pedagogia tradicional.

No PIPE II, tendo como tema A escola como espaço de reflexão para o pedagogo, o objetivo analisar a escola em suas múltiplas dimensões.  Para atingir tal objetivo, dentre as atividades desenvolvidas, realizamos uma inserção nas escolas de Educação Básica, com o intuito de problematizar o contexto e as relações de trabalho na escola, por meio da elaboração de instrumentos de pesquisa para a investigação do ambiente educativo. Esse processo de investigação trouxe possibilidades de análises importantes para a formação do futuro pedagogo. Essa imersão no contexto escolar trouxe à tona muitas problemáticas e inquietações, uma vez que foi uma experiência que permitiu um contato mais próximo com a gestão escolar, proporcionando o debate acerca dos diferentes aspectos envolvidos na gestão escolar.

No PIPE III, tendo como tema as práticas educativas na Educação Básica e a Gestão educacional, as atividades realizadas tinham o objetivo de analisar as práticas educativas e a organização do trabalho pedagógico na escola. Para isso, no PIPE III, dando continuidade ao PIPE II, novamente fomos a campo, porém desta vez para realiza alguma entrevistas com professores.

O roteiro de entrevistas foi elaborado a partir da problemática do planejamento escolar, com vistas a investigar as percepções dos professores acerca do planejamento escolar e analisar como o processo de planejamento vem sendo realizado e sua relevância na prática pedagógica.

Através da pesquisa, constatamos que os professores não planejam suas aulas de acordo com a realidade dos alunos, porém todos responderam que o planejamento é de grande importância. Apesar disso, não realizam um projeto que vise contemplar as dificuldades dos alunos. Os resultados desta pesquisa permitiram inferir que os professores sabem e têm a consciência que o planejamento escolar é necessário e precisa ser colocado e prática. No entanto, vimos práticas controversas fazendo com que tal intenção permanece apenas no discurso e no registro, não sendo materializada na realidade de cada sala de aula. Ou seja, o planejamento tem como fim maior o cumprimento de uma exigência burocrática, encerrando-se numa prática esvaziada e sem sentido para muitos docentes.

Ao contrário da percepção dos professores, o planejamento precisa ser redimensionado no contexto escolar, uma vez que

O planejamento enquanto construção-transformação de representações é uma mediação teórica metodológica para ação, que em função de tal mediação passa a ser consciente e intencional. Tem por finalidade procurar fazer algo vir à tona, fazer acontecer, concretizar, e para isto é necessário estabelecer as condições objetivas e subjetivas prevendo o desenvolvimento da ação no tempo (VASCONCELLOS, 2000, p. 79).

Reconhecemos, assim, o planejamento como instrumento teórico-metodológico para a intervenção na realidade. Dessa forma, o planejamento é imprescindível à ação educativa e ao fazer pedagógico.

 No PIPE IV, cujo tema é Problematização da prática educativa, o objetivo é identificar questões problematizadoras no contexto escolar, a partir das análises realizadas ao longo das atividades realizadas no PIPE III. Nesse sentido, como proposta de trabalho do PIPE IV foi realizado o estudo do livro pesquisa-ação escrito por René Barbier, com vistas a subsidiar a elaboração de um projeto de intervenção a ser implementado na escola investigada nos PIPEs anterior. No entanto, não foi possível materializar o projeto de intervenção, devido à falta de disponibilidade da maior parte dos professores da escola. Diante disso, finalizamos as atividades do PIPE IV com a elaboração de um relatório do percurso percorrido e das dificuldades encontradas nesse percurso.

Como proposta do PIPE V, cujo tema é Relação escola-sociedade, temos como proposta de trabalho a organização de um Seminário da Prática Educativa, com o objetivo de socializar os problemas e ações propostas para a realidade da escola. A proposta de trabalho é a organização de um Seminário temático para apresentação dos projetos de trabalho elaborados no PIPE IV.

O PIPE V trouxe ainda como proposta a oportunidade de refletir e analisar sobre todas as vivências realizadas ao longo de nossa trajetória de formação inicial construída até aqui, com vistas a repensar os rumos de nossa futura participação ativa/reflexiva nos campos de estágio, dando continuidade ao eixo da práxis educativa.

  1. Considerações Finais       

Analisando toda a nossa trajetória até o presente momento, percebemos que o Projeto Integrado de Prática Educativa, tem a função de articular as atividades ligadas à formação profissional, ou seja, fazer uma junção entre a teoria que estudamos no curso, e as vivências que teremos na escola futuramente de acordo com nossas práticas. Tendo em vista as atividades que realizamos, percebemos a importância da relação entre teoria e prática, pois, através desta relação tivemos a oportunidade de compreender melhor os conteúdos estudados, através da análise de diversas práticas educativas.

As diversas atividades, como a escrita do memorial, as entrevistas realizadas com professores, além de análises de documentos e espaços escolares, permitiram compreender que as práticas educativas devem ser investigadas a partir de um olhar mais crítico sobre a escola, podendo analisá-las em diversos âmbitos e proporcionando a oportunidade de pensar em propostas que visem contribuir com a melhoria da educação, pois, nós como futuros educadores devemos sempre acreditar e lutar para que as mudanças deixem de ser apenas um sonho e discursos, mas que se transforme em realidade.

Retomar as experiências vivenciadas nessa primeira etapa do eixo da práxis educativa, refletindo sobre os encontros e desencontros, avanços e retrocessos, permite um redimensionamento do processo de construção de nossa identidade profissional, inconcluso e dinâmico por natureza. Essa retrospectiva possibilitou-nos identificar os obstáculos presentes no cotidiano escolar e que interferem na prática pedagógica, remetendo a necessidade assumir a pesquisa como uma atitude cotidiana, ferramenta para atuação na realidade.

Por fim, vale destacar que, embora ainda tenhamos sentido falta de mais ações interdisciplinares, os debates e experiências vivenciadas nessa primeira etapa do eixo da práxis, proporcionaram considerável suporte para que pudéssemos compreender a complexidade e incompletude do processo de formação docente.

 

 

5.Referências

 

BAPTAGLIN, ROSSETTO, BOLZAN. Professores em formação continuada: narrativas da atividade docente de estudo e a da aprendizagem da docência, p. 42, 2014.

LAGE, Maria Aparecida Guerra; SOUZA, Vilma Aparecida. Formação docente e práticas pedagógicas: a influência das políticas educacionais. In: NOVAIS, Gercina Santana; CICILLINI, Graça Aparecida (Org.). Formação docente e práticas pedagógicas: olhares que se entrelaçam. Araraquara, SP: Junquira&Marin, Belo Horizonte, MG: FAPEMIG, 2012.

SCHEIBE, Leda. Formação dos profissionais da educação pós-LDB: vicissitudes e perspectivas. In: VEIGA, Ilma P A.; AMARAL, A L. (Org.). Formação de professores: políticas e debates. Campinas: Papirus, 2002. p. 47-63.

SEBER, M. G; Revendo as investigações sobre o desenvolvimento da escrita infantil: A escrita infantil e o caminho da construção. São Paulo: Scipione, p.209,1997.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 7ª ed. São Paulo: Libertad, 2000.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Professor: tecnólogo do ensino ou agente social? In: VEIGA, I. P. A.; AMARAL, A L. (Org.). Formação de Professores: políticas e debates. Campinas: Papirus, 2002. cap. 3, p. 65-93.

[*] Aluna do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: keniamds2010@hotmail.com

** Aluna do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: alinearaujo_ufu@hotmail.com

*** Aluna do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: reila.guimaraes@hotmail.com

**** Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail:vilmasouzza@yahoo.com.br

Deixe um comentário