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Projeto integrado de práticas educativas: eixo da práxis e formação docente

 

PROJETO INTEGRADO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS:  EIXO DA PRÁXIS E FORMAÇÃO DOCENTE

 

Ana Tereza Vieira de Carvalho[*]

Kelly Roberto Vieira **

Vilma Aparecida de Souza***

Resumo

Ana Tereza Vieira de Carvalho- Aluna do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: aninhatvc@hotmail.com

Este artigo tem como objetivo analisar o processo de formação docente vivenciado ao longo do percurso das disciplinas de Projeto Integrado de Práticas Educativas (PIPE), como parte do eixo da práxis, no curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, da Universidade Federal de Uberlândia. Para isso fizemos um balanço das atividades realizadas ao longo das disciplinas Projeto Integrado de Práticas Educativas (PIPE), assim como uma reflexão dos desdobramentos dessas em nossa na formação docente. Apresentamos uma discussão sobre o eixo da práxis educativa e sua importância na formação do pedagogo. As análises permitiram identificar limites e possibilidades dessa trajetória para prosseguir na construção do eixo da práxis. Além disso, as reflexões sobre nossa trajetória até aqui nos remete ao processo de construção da nossa identidade, e nos traz as exigências de uma formação pedagógica que assuma vínculos e compromissos com escola pública brasileira.

Palavras-chave: Práxis; Formação; PIPE.

Abstract

This article aims to analyze the process of teacher training experienced throughout the course of the Integrated Project of Educational Practices (PIPE), as part of the praxis course, in the Pedagogy course of the Faculty of Integrated Sciences of Pontal, Federal University of Uberlândia. In order to do this, we made a balance of the activities carried out along the Integrated Educational Practices Project (PIPE), as well as a reflection of the consequences of these in our teaching formation. We present a discussion about the axis of the educational praxis and its importance in the formation of the pedagogue. The analyzes allowed to identify limits and possibilities of this trajectory to continue in the construction of the axis of the praxis. In addition, the reflections on our trajectory up until now refer us to the process of constructing our identity, and it brings us the demands of a pedagogical formation that assumes ties and commitments with Brazilian public school.

Keywords: Praxis; Formation; PIPE.

Introdução

 

Kelly Roberto Vieira – Aluna do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: kelinhha25@hotmail.com

O curso de pedagogia da UFU – Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal, tem como elemento relevante e norteador da proposta de formação inicial o eixo da práxis educativa. O eixo da práxis tem como intenção contribuir com a formação inicial dos estudantes, com o objetivo de associar as disciplinas teóricas com as práticas pedagógicas vivenciadas na escola, tendo como princípio garantir a articulação teoria-prática como binômio indissociável.

    Este curso pretende garantir ao discente uma formação pedagógica de qualidade na qual os futuros professores estarão aptos a colaborar significativamente na educação brasileira, comprometidos e envolvidos num projeto de transformação social, dando atenção aos problemas sociais, históricos e pedagógicos que caracterizam os processos de ensino e aprendizagem.

    Este artigo tem como finalidade analisar o processo de formação docente vivenciado ao longo do percurso das disciplinas de Projeto Integrado de Práticas Educativas (PIPE), como parte do eixo de práxis educativa, no curso de Pedagogia FACIP-UFU.

    O artigo está estruturado em duas seções. Na primeira seção, apresentamos uma discussão sobre o eixo da práxis educativa e sua importância na formação do pedagogo. Na segunda seção, relatamos as contribuições das disciplinas PIPEs em nossa formação, no sentido de identificar limites e possibilidades dessa trajetória para prosseguir na construção do eixo da práxis.

    Para desenvolver essa proposta, os referenciais teóricos que utilizamos foram TARDIF (2002), CORREIA (2008), LIBÂNEO (2006), LIMA (2002), e também o Projeto Político Pedagógico da nossa Universidade (2006), para dar embasamento à discussão realizada.

  1. O eixo da práxis educativa e sua importância na formação do pedagogo
Vilma Aparecida de Souza – Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail:vilmasouzza@yahoo.com.br

O Projeto Político-pedagógico do curso de Pedagogia da FACIP/UFU apresenta como objetivo “formar profissionais da educação, capazes de entender e contribuir, efetivamente, para a melhoria das condições em que se desenvolve a educação na realidade brasileira, comprometidos com um projeto de transformação social” (UFU, 2006, p. 35). A partir desse pressuposto e sustentado princípios freireanos, o PPP apresenta como proposta de estrutura curricular uma organização das disciplinas em três ciclos articulados entres si a partir das temáticas: “a) Ciclo 1: Os sujeitos como fazedores de história; b) Ciclo 2: Multiculturalismo e o respeito pelo diverso; c) Ciclo 3: Tempo e espaços dialógicos em construção” (UFU, 2006, p. 36).

         De acordo com essa proposta, cada Ciclo de formação abrange três semestres letivos com as disciplinas organizadas a partir dos objetivos de cada ciclo. Ao final de cada Ciclo são propostos “Círculos de Cultura” com a finalidade de promover uma síntese de cada ciclo. Essa proposta justifica-se pelo argumento presente no PPP:

 A organização em ciclos de formação ou de desenvolvimento humano traz o sujeito da aprendizagem, com todas as suas dimensões, para o centro do processo educativo. Nessa perspectiva, os ciclos visam introduzir na organização curricular uma temporalidade que leva em conta o caráter processual da construção do conhecimento e as especificidades do momento de formação do aluno (UFU, 2006, p.34).

         Diante disso, o PPP do curso defende a organização dos componentes curriculares a partir de uma proposta de circularidade que integra integrar “saberes e práticas em uma unidade dialética de organização da formação inicial do pedagogo na FACIP/UFU” (UFU, 2006, p. 39), um desenho curricular que “integram as disciplinas obrigatórias, o eixo da práxis educativa e os ciclos com os Círculos de Cultura como articuladores dos saberes trabalhados em cada momento do curso” (p. 39).

         De acordo com esses pressupostos, o PPP destaca o eixo da práxis educativa que parte do princípio da articulação teoria-prática pedagógica. O eixo da práxis inicia-se com o Projeto Integrado de Prática Educativa (PIPE), que são desenvolvidos em 5 etapas, PIPE I, II, III, IV e V, prosseguindo com o Estágio Supervisionado, também dividido em quatro etapas e encerrando com o Trabalho de Conclusão de Curso.

         O eixo da práxis educativa apresenta-se como elemento importante na formação do pedagogo, pois

expressam propostas que visam fomentar investigações, reflexões e proposições de atividades práticas consideradas importantes para a formação de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, dando sustentação para os ciclos de formação (UFU, 2006, p.40).

         De acordo com o PPP do Curso de Pedagogia, os propósitos do eixo da práxis educativa são: permitir a prática dos alunos em sua realidade social, ocasionar momentos de reflexão sobre as práticas pedagógicas e sobre a interdisciplinaridade com as várias áreas do conhecimento que possuem no currículo do curso, promover uma atitude científica e didática do aluno e do professor, contribuindo para que sua formação como pedagogo seja marcada pela experiência de pesquisa, etc (UFU, 2006).

         Este eixo orienta-se pelo princípio da articulação teoria-prática pedagógica, sendo importante pressuposto para uma proposta de formação fundada numa concepção crítica e ampla de docência, ou seja,

Uma formação pedagógica que, portanto, não se restringe a uma preparação meramente técnica ou que relacione o fazer profissional do professor somente às situações isoladas de uma sala de aula, mas que amplie sua atenção para os condicionantes sociais, históricos e pedagógicos que caracterizam os processos de ensinar e aprender (UFU, 2006, p. 41).

         Para isso, defende-se a visão de unidade entre teoria e prática, como dois componentes indissolúveis da “práxis”, expressando assim a síntese superadora da dicotomia entre teoria e prática.

       A unicidade teoria – prática pressupõe entre os dois polos, portanto, relações de interdependência e reciprocidade. Pois, se é na prática que a teoria tem seu nascedouro, sua fonte de desenvolvimento e sua forma de consecução, é na teoria que a prática busca seus fundamentos de existência e transfiguração. A teoria isoladamente não gera transformações, não produz novas e inovadoras realidades, porque ela – a teoria – somente se concretiza por meio da prática que a consubstancia e a aperfeiçoa e a modifica enquanto aprimora e metamorfoseia a própria prática. E, então, não há princípio, não há fim, é como uma espiral em progressiva expansão e em gradual ascensão num intercambiar incessante entre os dois polos, num permutar contínuo entre teoria e prática (SOUZA, 2001, p. 08).

      Até o presente momento, vivenciamos o primeiro ciclo completo e estamos no segundo semestre do segundo ciclo, passamos pelas cinco disciplinas de Projeto Integrado de Prática Educativa – PIPE.

         Em suma, os 3 primeiros PIPE’s consiste nos 3 primeiros semestres letivos formando assim o ciclo 1, e tem como proposta “analisar a educação e a instituição escolar, o pensamento pedagógico, os sistemas educacionais e a profissão docente e do gestor educacional em seus processos de construção histórico-social” (UFU, 2006, p.34).

         E os últimos dois PIPE’s, compõe os próximos 3 semestres, sendo quarto, quinto e sexto período. E tem como principais objetivos “analisar a cultura a partir de seus aspectos simbólicos e de seu papel na construção de identidades sociais e individuais, investigar cenários da educação, enquanto artefato cultura” (UFU, 2006, p.35). A seguir, relatamos as contribuições das disciplinas PIPEs em nossa formação, no sentido de identificar limites e possibilidades dessa trajetória para prosseguir na construção do eixo da práxis.

  1. O olhar das discentes sobre as contribuições do PIPE na formação

         Compreendemos a importância do Projeto Integrado de Prática Educativa (PIPE) que, como parte do eixo da práxis educativa, traz a proposta de diferentes atividades a partir de objetivos definidos para cada PIPE, sem perder de vista a articulação com as demais disciplinas do curso. Diante disso, essa seção pretende fazer uma retomada das contribuições dessas atividades em nossa formação.

         Durante as disciplinas do Projeto Integrado de Prática Educativa (PIPE) I, II, III, IV e V realizamos muitas atividades que contribuíram para que pensássemos sobre a educação, a partir da relação teoria-prática. O PIPE I, que tem como tema “A construção da identidade do profissional da educação”, tem como objetivo analisar os desafios da profissão docente e do e do gestor educacional. Para executar este objetivo, tivemos como proposta de atividade a construção de um memorial da nossa trajetória escolar e a realização de entrevistas com professores, com o objetivo contextualizar o processo de construção da identidade do profissional da educação e analisar os desafios da profissão docente.

         Através do memorial conseguimos retomar e analisar nossa história, tendo como foco os caminhos trilhados na relação professor–aluno e no processo de ensino aprendizagem, o que nos fez refletir sobre as práticas pedagógicas dos nossos professores, permitindo uma análise crítica de concepções e práticas educativas presentes em nossa experiência como aluno, mas que trazem impactos em nossa formação e na constituição de nosso ser professor, como afirma Lima (2012):

Não nos tornamos professores da noite para o dia. Ao contrário, fomos constituindo essa identificação com a profissão docente no decorrer da vida, tanto pelos exemplos positivos, como pela negação de modelos. É nessa longa estrada que vamos constituindo maneiras de ser e estar no magistério. Diante disso, compreende-se que a formação do educador inicia-se desde a educação básica é através das experiências vivenciadas ao longo de sua história de vida que possibilitará constitui-se como um profissional competente. Assim, o professor pode refletir sobre suas experiências anteriores e buscar se espelhar nas melhores vivências e pessoas para assim forma-se como pessoa e como professor (p. 39).

         O memorial teve grande importância na nossa formação, pois, passamos a compreender que desde os primeiros anos escolares que estamos em processo de formação e os conhecimentos que fomos adquirindo durante a nossa trajetória poderão nos auxiliar a construir a nossa própria prática pedagógica.

         Com a construção do memorial, podemos perceber a importância que o professor tem na formação do aluno, como ele poder influenciar no desenvolvimento de uma criança, proporcionando novos horizontes, novos saberes, deixando mais critica e reflexiva e como também deixando marcas que impeçam o desenvolvimento principalmente neste modelo tradicional que predomina nas escolas públicas do nosso país.

         No PIPE II, tendo como tema “A escola como espaço de reflexão para o pedagogo”, o objetivo é analisar a escola em suas múltiplas dimensões.  Para alcançar este objetivo, tivemos como proposta de atividade, pesquisar os espaços externos das escolas, seu funcionamento, seu espaço, suas disciplinas, atividades educativas dos alunos, dentro e fora da sala de aula, conhecer o dia a dia dos professores e direção, como também dos seus discentes. Além disso, analisamos documentos como o Regimento Escolar e o Projeto Político Pedagógico (PPP) das instituições escolares. Isso nos possibilitou observar os ambientes e as diferentes estruturas, permitindo que nos aproximássemos da gestão escolar e compreender a dinâmica da organização do trabalho pedagógico. Esta experiência foi importante para nossa formação porque foi possível diagnosticar e analisar a escola em suas múltiplas dimensões.

         No PIPE III, tendo como tema “As práticas educativas na Educação Básica e a Gestão educacional”, as atividades realizadas tinham o objetivo de analisar as práticas educativas e a organização do trabalho pedagógico na escola. Para executar o objetivo a proposição foi a elaboração de artigo, que nos permitiu que conhecessem a gestão e funcionamento das escolas, que foram divididos em grupos e cada grupo abordou um tema:  o fracasso escolar; o papel do supervisor pedagógico; a formação e profissionalização docente; a progressão continuada e o trabalho docente.

         Após a construção de cada artigo, foi possível a troca de conhecimentos entre os alunos da turma, num movimento de interlocução importante entre os diferentes olhares sobre a realidade escolar, a partir dos temas abordados.

         No PIPE IV, tendo como tema a “Problematização da prática educativa”, o foco foi identificar questões problematizadoras no contexto escolar, em decorrência das experiências vivenciadas nos semestres anteriores. A partir dessas problematizações foram elaborados projetos de intervenção e socializados em rodas de conversa envolvendo todos os discentes. Deste modo, o projeto que realizamos propiciou a nós fazer uma reflexão sobre os problemas enfrentados na escola, e nos ajudou a pensar em possíveis alternativas e possibilidades para as problemáticas levantadas.

         O PIPE V, tem como tema “Relação escola-sociedade”, tivemos como proposta a organização de um Seminário tendo como objetivo socializar um balanço das experiências vivenciadas ao longo dessa primeira etapa do eixo da práxis, o PIPE, no sentido de avaliar as contribuições e limites em nossa formação docente. Um movimento que nos fez refletir sobre toda trajetória até aqui, pensar no que aprendemos e na construção de nossa identidade profissional, para que possamos prosseguir em novos desafios que são os estágios supervisionados e o trabalho de conclusão de curso.

Para não concluir…

         Nós, estudantes de Pedagogia e futuras pedagogas, consideramos que este curso nos proporciona uma sólida base teórica, assegurando condições para uma formação humana e uma formação pedagógica alicerçada em uma concepção crítica e ampla de docência. Uma análise de nossa trajetória até aqui nos permite avaliar a importância das disciplinas PIPEs que, com parte do eixo da práxis, possibilitaram a compreensão sistemática da realidade, por meio da problematização dos processos educacionais. Os PIPEs, mesmo com alguns percalços e descontinuidades que fazem parte de toda trajetória humana, cumpriram o papel de assegurar a articulação teoria/prática, por meio de propostas de atividades voltadas para a compreensão de práticas educacionais dos diversos elementos e aspectos das instituições educacionais. A partir de agora, novas perspectivas são levantadas para que prossigamos nos estágios supervisionados, certos de que a formação docente é entendida como uma construção permanente, uma vez que o ser humano é um ser inacabado, e que se encontra em constante processo de vir a ser.

Referências Bibliográficas

CORREIA, Wilson; BONFIM, Cláudia. Práxis pedagógica na filosofia de Paulo Freire: um estudo dos estádios da consciência. Trilhas Filosóficas. Jan/Jun 2008. Disponível em: http://periodicos.uern.br/index.php/trilhasfilosoficas/article/viewFile/15/15 Acessado em 10/07/17 as 10:45.

LIBÂNEO, José Carlos – Democratização da escola pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos, 2006, 21º edição.

LIMA, Maria Socorro Lucena; SALES, Josete de Oliveira Castelo branco. Aprendiz da prática docente: a didática no exercício do magistério. Fortaleza-CE: Demócrito Rocha, 2002.

SOUZA, Nadia Aparecida. A relação teoria-prática na formação do educador. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 22, p. 5-12, set. 2001.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

UFU. Faculdade de Ciências Integradas do Pontal. Projeto Político Pedagógico. Graduação em Pedagogia. Facip/UFU. Ituiutaba. 2006. Disponível em: http://www.facip.ufu.br/sites/facip.ufu.br/files/Anexos/Bookpage/PE_ProjetoPedagogico.pdf Acessado 02/07/17 as 16:43.

 

[*] Aluna do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: aninhatvc@hotmail.com

** Aluna do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: kelinhha25@hotmail.com

*** Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail:vilmasouzza@yahoo.com.br

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