Crônicas nair lucia de britto Reflexão

Educação

Nair Lúcia de Britto

Todos falam em Educação. Da necessidade de construir mais Escolas, de valorizar os professores etc e tal… Mas Educação é muito mais do que se diz nos discursos políticos e do que dizem as pessoas, em geral…

A resposta sobre o conceito do que é Educação é a seguinte:  

“Educação é o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento. São valores  de uma comunidade transmitidos de geração para geração. E vai se ampliando através das experiências vividas por cada pessoa, ao longo da sua vida.”

No sentido técnico, “Educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de que ele possa melhor se integrar na sociedade”.

Muitos são também aqueles que jogam Educação como uma  responsabilidade exclusiva dos  governantes;  mas, na verdade, a Educação é uma responsabilidade de todos.Primeiramente dos pais, tios, avós; depois, dos professores; dos líderes religiosos; dos meios de comunicação; dos artistas; enfim, de quem tiver a oportunidade de oferecer Educação.

O primeiro passo em favor da Educação é combater a Deseducação. Principalmente nos meios de comunicação.

Na televisão, por exemplo, existe um contraste absurdo entre os programas educativos, culturais, informativos e de entretenimento sadio; e os programas perniciosos, que destroem a Educação

A resposta do que é certo ou errado está no resultado da ação. Por exemplo, algumas novelas  bem produzidas e interessantes são prejudicadas por cenas de intenso erotismo, em detrimento dos valores morais que, como manda a Educação, devem ser repassados de geração para geração. Isto, para não macular a organização social, que uma comunidade jamais deverá abrir mão.

Qual o resultado do excesso de erotismo tão propalado pelos meios de comunicação e outras más influências? O resultado é um número maior de mães entre as adolescentes e as mulheres casadas. Mães que, muito jovens, queimam etapas gratificantes de vida, que prejudicam seus estudos; e que, na maioria das vezes estão despreparadas, econômica e intelectualmente, para educar uma criança.

A seu lado, rapazes imaturos para assumir uma paternidade e que abandonam os filhos que puseram no mundo, apenas por diversão.

A violência constante na televisão é uma agressão à Saúde e à Educação. Tudo se resolve com socos, ponta-pés e matanças. Não tem mais “mocinho” e “bandido”. O herói é aquele que mais agride ou mais mata.

Os filmes violentos ensinam que a violência se combate com  violência, quando na verdade violência se combate com Educação.

No mundo atual quem mais ensina Educação, no sentido moral e social, é a Religião, voltada para o Bem. Por isso é necessário e urgente o ensino religioso nas Escolas. Esse ensino tem que ser obrigatório, porque o aluno não tem o discernimento necessário para entender os benefícios desse aprendizado na sua formação.

Que se implante, portanto, uma matéria denominada “Teologia” para que não haja rivalidades religiosas. Que ensine tudo sobre as várias religiões e personalidades importantes do âmbito espiritual. De forma que o aluno entenda a importância do respeito ao próximo e da prática do Bem. Dando-lhe o livre arbítrio de escolher ele próprio a sua Religião.

Como bem diz uma canção sertaneja “O povo que vive sem fé é um povo abandonado.”  

Nair Lúcia é poeta, jornalista, escritora e colaboradora da Revista Partes

Deixe um comentário