nair lucia de britto Natal

PRECE DE NATAL

Dom Aldo Pagotto

Senhor, por amor à humanidade Tu Te encarnaste. Luz que ilumina todo ser que vem ao mundo. Te fizeste um conosco. Te compadecendo da miséria humana. Tu assumistes a nossa humanidade para arrancá-la do poder das trevas e reunir filhos e filhas de Deus que estavam dispersos e divididos entre si. Queremos caminhar para a Tua Luz!

Embora muitos não te conheçam, estás perto de cada irmão em Teu amor aberto a todos. Se alguém te rejeita é porque ainda não te conhece. Por preconceitos, quem sente medo de Ti, talvez porque falaram que Tu és simples, mas o mandamento de amor é exigente. De fato o medo de amar é o medo de se libertar do próprio egoísmo, de mágoas e de ressentimentos.

Jesus, Tua verdade forma homens livres. Muitos a experimentam, por isso procuram Te seguir, não obstante  suas fragilidades e inconstâncias. Os que Confiam na Tua Palavra sentem o Teu poder. Recebem Teu amor, enfrentam cruzes e revezes da vida. Amadurecem. Criam convicções. Tomam atitudes coerentes. Transformam-se interiormente. Outros lutam para se libertar da mentira, dos apegos que os escravizam e os dividem ainda mais.

Senhor, o homem que se divide interiormente, fragmenta a família também. Há muitos corações feridos por sentimentos passados. Há cobrança de erros não perdoados, verdades não restauradas, equívocos não superados. Afasta de nós o juízo perverso que nos tenta à revolta e nos agride. Tua luz espante as trevas dos que insistem em espalhar divisão e se fechar na própria incompreensão!

Jesus, que nada, nem ninguém tire a nossa paz de espírito que vem de Ti! Fecha os nossos lábios e nossa mente àqueles que provocam intrigas, ódios, dissensões! Coração dividido, mentalidade tacanha. Família dividida é família fracassada. Povo dividido se perde no atraso.

Na gruta de Belém, de bracinhos abertos, recebestes gente rude e sábia, pastores e reis. Tu não fizeste discriminação por causa de raça, de credo, ideologia. Em Tua sabedoria divina, Tu vês as pessoas por dentro. Tu acolhes a todos, sem exceção. Vieste para incluir sem julgamento prévio que condena que não pensa igual.

Oh! pequenino grande, que a Tua presença nos liberte a todos da paixão pelas aparências, causa de tanto sofrimento. A carga desse engano nos tortura e nos tira a alegria de viver. Faze-nos portadores da Tua serenidade, da Tua simplicidade, do Teu afago, de Tua luta pelo bem sem destruir os outros. Fica conosco, Senhor, menino, inocente, manso, puro, humilde de coração. Abençoa nossa gente, nossas famílias, nossa cidade, nossa Pátria!

Jornal Correio da Paraíba, 26 de dezembro de 2010.

Quando conheci o Bispo Dom Aldo Pagotto e me encantei por ele e seu trabalho religioso, que abrangeu não só os Ensinamentos Cristãos. Mas todas as áreas possíveis no sentido de levar a Justiça, a Paz e o Amor verdadeiro; ela já havia partido em abril deste ano de 2020, em decorrência do Coronavírus.

Ao constatar sobre sua partida, correram-me lágrimas pelos olhos. Perguntei-me por que alguém maravilhoso,  batalhador, estudioso, amoroso; trabalhador incansável a serviço do Bem nos deixou?

Desde que o conheci, através dos meios de Comunicação, estou sempre revendo seus conceitos. “Prece de Natal”, uma de suas mensagens tão bonitas, que ele escreveu em 2010 para o Jornal Correio da Paraíba, ainda cabe no Natal que se aproxima e em todos os Natais que virão.

O amor sublime a Jesus e o milagre que tanto esperamos por Paz, Justiça, Respeito, União: e, sobretudo, Amor.  

Neste Natal, muitos estarão separados pelas circunstâncias impostas pelo Coronavírus, mas que estejamos todos unidos pela força do Coração!

A Dom Aldo, quero externar meu carinho, meu agradecimento e o desejo grande de que seu trabalho tão magnífico e profícuo, deixado por ele, não seja em vão!

A todos um Feliz Natal!

                    Nair Lúcia de Britto

Nair Lucia de Britto – Folha

Deixe um comentário