cinema Cultura

É TUDO VERDADE 2024 ANUNCIA SELEÇÃO  

De 3 a 14 de abril, Sessões Gratuitas em SP e RJ 

Festival Traz 77 Títulos de 34 Países 

Abertura no Rio / 3 de abril: “Um Filme para Beatrice”, de Helena Solberg 

Abertura em SP / 4 de abril: “O Competidor”, de Clair Titley 

 Retrospectivas Celebram Thomaz Farkas e Mark Cousins; Cineasta Britânico em Primeira Visita ao País 

Atividades de Formação: 21ª Conferência/ Seminário CPF-Sesc/SP/ Da Ideia à Tela/ Spcine Convida 

De 15 a 30 de Abril, Curtas Br no Itaú Cultural Play 

São Paulo, 20 de março de 2024 – O diretor-fundador do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, Amir Labaki, apresentou o programa da 29ª edição do festival em coletiva de imprensa no Itaú Cultural em São Paulo. O É Tudo Verdade 2024 acontece entre 3 e 14 de abril, simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro, com entrada franca. A itinerância do festival voltará neste ano a Belo Horizonte (MG), em parceria com o Instituto Cultural Vale; maiores informações serão posteriormente detalhadas.

O É Tudo Verdade 2024 exibirá um total de 77 produções entre longas, médias e curtas-metragens de 34 países. A sessão de abertura para convidados do festival no Rio de Janeiro apresentará, em 3 de abril, a estreia mundial de “Um Filme para Beatrice”, de Helena Solberg, no Estação NET Botafogo. Inédito na América Latina, o documentário britânico O Competidor (The Contestant, 2023) de Clair Titley, será exibido na sessão de abertura para convidados em São Paulo, no dia 4 de abril, na Cinemateca Brasileira. 

A 29ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários conta com patrocínio master do INSTITUTO CULTURAL VALE, patrocínio do ITAÚ e da DESENVOLVE SP, parceria do SESC-SP, apoio cultural do GALO DA MANHÃ, SPCINE e ITAÚ CULTURAL. Realização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura do Governo Federal, Através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei N. 8313). 

“Há muito que celebrar numa safra tão vigorosa de documentários como a que temos o privilégio de lançar no país nesta 29ª edição”, comemora o diretor-fundador do É Tudo Verdade, Amir Labaki. “É uma reafirmação do poder do cinema com rara intensidade”. 

Neste ano, o circuito de exibição em São Paulo apresenta o Espaço Itaú de Cinema – Augusta, Cinemateca Brasileira, Sesc 24 de Maio, Instituto Moreira Salles e Centro Cultural São Paulo. No Rio de Janeiro, as sessões acontecem no Estação NET Botafogo e em duas salas do Estação NET Rio. 

A programação do É Tudo Verdade 2024 abrange as Mostras Competitivas de Longas/Médias-Metragens Brasileiros e Internacionais e de Curtas-Metragens Brasileiros e Internacionais e as Mostras Não-Competitivas: Programas Especiais, O Estado das Coisas, Foco Latino-Americano, Clássicos É Tudo Verdade e Retrospectivas. 

Os filmes vencedores dos prêmios dos júris nas Competições Brasileiras e Internacionais de Longas/Médias e de Curtas Metragens estarão automaticamente classificados para apreciação à disputa pelo Oscar® do ano que vem. Neste ano, a cerimônia de premiação acontece no sábado, 13 de abril, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. As produções premiadas pelos júris oficiais terão reapresentações especiais em ambas as cidades. 

A programação inclui ainda uma série de atividades de formação: a 21ª Conferência Internacional do Documentário, em parceria com a Cinemateca Brasileira; o ciclo de palestras Da Ideia à Tela, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e da Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Desenvolve SP; o seminário A Escrita do Documentário, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc/SP; e A Formação Spcine Convida: É Tudo Verdade (data a anunciar).

 As Retrospectivas do É Tudo Verdade 2024 celebram o cineasta e fotógrafo brasileiro Thomaz Farkas (1924-2011), no ano do centenário de seu nascimento, e o diretor e ensaísta britânico Mark Cousins, que visita o Brasil pela primeira vez. 

Parte da comemoração oficial da efeméride Viva Farkas, o festival exibe os quatro documentários dirigidos (em um caso, co-dirigido) por Farkas e dois retratos dirigidos por Lauro Escorel e Walter Lima Jr. A obra de Farkas será tema também de um dos encontros da 21ª Conferência Internacional do Documentário. 

A Conferência será aberta em 9 de abril por um Master Class de Mark Cousins, que no dia 11 participará de um debate no Rio de Janeiro. A retrospectiva Cousins destaca 8 documentários de sua prolífica carreira, incluindo seu mais recente filme, “Cinema Tem Sido Meu Verdadeiro Amor: O Trabalho e A Vida de Lynda Myles”, lançado no ano passado no Festival Telluride. 

Dentro da mostra Clássicos É Tudo Verdade desta 29ª edição, o festival destaca ainda duas efemérides: o centenário de  nascimento do documentarista americano Robert Drew (1924-2014) e os 50 anos da Revolução do Cravos em Portugal.

Confira abaixo o programa do É Tudo Verdade 2024:

SESSÕES DE ABERTURA

Um Filme Para Beatrice

Dir. Helena Solberg

Brasil; 80 minutos; 2024

Idioma: Português

Classificação: Livre

Sinopse: “Como vão as mulheres no Brasil?“. É essa pergunta intrigante, feita por uma jornalista italiana, que Helena Solberg tenta responder através de elementos dos seus filmes, dos anos 60 até hoje.

Legendas em inglês

O Competidor
The Contestant
Dir. Clair Titley

Reino Unido; 90 minutos; 2023
Idioma: Inglês, Japonês
Classificação: 14 anos
Sinopse: A história real de um homem que viveu por quinze meses preso num pequeno quarto, nu, faminto e sozinho, sem saber que sua vida estava sendo transmitida para milhões de telespectadores.
Legendas em português e inglês.

SESSÃO DE ENCERRAMENTO

Luiz Melodia – No Coração do Brasil

Luiz Melodia – Within the Heart of Brazil

Dir. Alessandra Dorgan

Brasil, 85 minutos, 2024

Português

Classificação: Livre

Sinopse: Com imagens de arquivo raras e narrado em primeira pessoa pelo próprio Melodia, o filme retraça a trajetória de um dos maiores e mais injustiçados cantores e compositores da música brasileira, da infância no morro aos palcos.

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL – LONGAS OU MÉDIAS-METRAGENS

Celluloid Underground

Dir. Ehsan Khoshbakht

Irã, Reino Unido; 80 minutos; 2023

Idioma: Inglês, Farsi

Classificação:14 anos

Sinopse: Depois da Revolução Islâmica, um tenaz colecionador de filmes em Teerã vira um herói improvável ao assumir a corajosa missão de proteger milhares de filmes das garras do novo regime.

Legendas em português e inglês

Cento e Quatro

One Hundred Four

Einhundertvier

Dir. Jonathan Schörnig

Alemanha; 92 minutos; 2023

Idioma: Alemão; Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: O tempo angustiante que leva para resgatar 104 pessoas de um bote de borracha que está afundando. Pessoa por pessoa, passo a passo, a ação é acompanhada por seis câmeras.

Legendas em português e inglês

Copa de 71

Copa 71

Dir. Rachel Ramsay e James Erskine

Reino Unido; 91 minutos; 2023

Idioma: Inglês, Espanhol, Italiano, Francês

Classificação: Livre

Sinopse: A história de uma Copa do Mundo Feminina não oficial, ignorada tanto pelo órgão dirigente quanto pelas associações nacionais de futebol.

Legendas em português e inglês

Corpo

Body

Telo

Dir. Petra Seliškar

Eslovênia, Macedônia do Norte, Croácia; 91 minutos; 2023

Idioma: Esloveno, Macedônio

Classificação: 12 anos

Sinopse: Filmado num período de vinte anos, “Corpo” é uma exploração sensível e íntima da vida extraordinária e do intrincado mundo interior de uma mulher que luta contra uma série de doenças autoimunes raras.

Legendas em português e inglês

Diários da Caixa Preta

Black Box Diaries

Dir. Shiori Ito

Japão, EUA, Reino Unido; 102 minutos; 2024

Idioma: Japonês

Classificação: 16 anos

Sinopse: A luta da cineasta Shiori Ito para processar seu estuprador, o  jornalista mais próximo e biógrafo do então primeiro-ministro Shinzo Abe.

Legendas em português e inglês

E Assim Começa

And so it Begins

Dir. Ramona S. Diaz

Estados Unidos e Filipinas; 100 minutos; 2024

Idioma: Tagalog e Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Esta meditação sobre o poder faz um recorte das eleições de 2022 nas Filipinas.

Legendas em português e inglês

Mamãe Suriname – Mama Sranan  

Mother Suriname

Moeder Suriname – Mama Sranan

Dir. Tessa Leuwsha

Holanda; 71 minutos; 2023

Idioma: Holandês; Sranantongo

Classificação: Livre

Sinopse: Tessa Leuwsha usa imagens de arquivo colorizadas para ilustrar a vida de mulheres surinamesas.

Legendas em português e inglês

Mixtape La Pampa

Dir. Andrés di Tella

Argentina, Chile; 104 minutos; 2023

Idioma: Espanhol

Classificação: Livre

Sinopse: Diário de uma longa viagem pelos Pampas na trilha de Guillermo Enrique Hudson (1841-1922), naturalista argentino que se celebrizou como escritor ao mudar para a Inglaterra.
Legendas em português e inglês

O Mundo é Família

The World Is Family

Vasudhaiva Kutumbakam

Dir. Anand Patwardhan

Índia; 96 minutos; 2023

Idioma: Inglês, Hindi, Marathi

Classificação: Livre

Sinopse: Enquanto a direita reescreve cinicamente a história da Índia, Anand colhe os depoimentos de sua família, que lutou pela independência do país.

Legendas em português e inglês

O Relatório da Revolta de 1967

The Riot Report

Dir. Michelle Ferrari

Estados Unidos; 113 minutos; 2023

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Quando a violência explode nos bairros negros de várias cidades americanas, o presidente Lyndon Johnson nomeia uma comissão para responder a três perguntas: O que aconteceu? Por que aconteceu? Como evitar que aconteça de novo?

Legendas em português e inglês.

Uma Estória Americana

An American Chronicle

Une Chronique Américaine

Dir. Jean-Claude Taki e Alexandre Gouzou

França e Itália; 66 minutos; 2023

Idioma: Francês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Baseado num roteiro não-filmado pelo mestre italiano Michelangelo Antonioni. Uma crônica americana entrelaça os fios de uma aventura cinematográfica abortada.

Legendas em português e inglês

Zinzindurrunkarratz

Dir. Oskar Alegria

Espanha; 89 minutos; 2023

Idioma: Basco

Classificação: Livre

Sinopse: Um cineasta decide recuperar o caminho que os pastores da sua cidade faziam para chegar às montanhas, mas ninguém mais sabe a rota exata.
Legendas em português e inglês

COMPETIÇÃO BRASILEIRA – LONGAS OU MÉDIAS-METRAGENS

Diamantes

Diamonds

Dir. Daniela Thomas, Sandra Corveloni, Beto Amaral

Brasil; 77 minutos; 2024

Idioma: Português

Classificação: Livre

Sinopse: Três mulheres de São João da Chapada, distrito de Diamantina, Minas Gerais, narram a si mesmas na cidadezinha que foi uma das maiores produtoras de diamantes do Brasil.

Com legendas em inglês

Fernanda Young – Foge-me ao Controle

Fernanda Young – Beyond My Control

Dir. Susanna Lira

 Brasil; 87 minutos; 2024

Idioma: Português

Sinopse: Ensaio poético sobre a vida da escritora, apresentadora e roteirista Fernanda Young.

Classificação: 16 anos

Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida

Today is the First Day of the Rest of Your Life

Dir. Bel Bechara e Sandro Serpa

 Brasil; 96 minutos; 2024

Idioma: Português

Sinopse: Em 2021, no meio da pandemia e de um governo de extrema direita, os cineastas Bel Bechara e Sandro Serpa recebem a notícia que vai mudar as suas vidas: há um bebê de quatro meses para adotarem.

Classificação: Livre

Inutensílios

Useless Utensils

Dir. Bruno Jorge

Brasil; 71 minutos; 2024

Idioma: Português

Sinopse: O cineasta Bruno Jorge faz uma autoetnografia ao filmar as personagens que cruzaram o seu caminho durante os anos em que viveu com a família numa pequena vila rural no interior de Minas Gerais.

Classificação: Livre

Lampião, Governador do Sertão

Lampião, Governor of the Badlands

Dir. Wolney Oliveira

Brasil; 90 minutos; 2024

Idioma: Português

Sinopse: A trajetória de Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, seu legado cultural e os mitos e polêmicas que o cercam.

Classificação: 14 anos

Tesouro Natterer

Natterer’s Treasure

Dir. Renato Barbieri

Brasil; 84 minutos; 202$

Idioma: Português, Inglês

Sinopse: O naturalista austríaco Johann Natterer (1787-1843) veio ao Brasil em 1817 como membro da Expedição Austríaca. Os dezoito anos que passou no país resultaram numa impressionante coleção de mais de 50 mil objetos.

Classificação: Livre

Verissimo

Verissimo

Dir. Angelo Defanti

Brasil; 90 minutos; 2024

Idioma: Português

Classificação: Livre

Sinopse: Luis Fernando Verissimo observa o mundo ao seu redor se ouriçar com a chegada dos seus 80 anos.

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL – CURTAS-METRAGENS

PROGRAMA 1 – Total: 88 minutos

  1. Getty Abortions

Dir. Franzis Kabisch

Áustria; 21 minutos; 2023

Idioma: Inglês

Classificação: 18 anos

Sinopse: A partir de bancos de imagem, revistas para adolescentes e documentos de um aborto real, este ensaio de desktop examina como a mídia alemã e austríaca ilustram o tema do aborto.

Legendas em português

  1. Como Agradar

How to Please

Dir. Elina Talvensaari

Finlândia; 27 minutos; 2023

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: O iraquiano Wed al-Asadi fica preso no labirinto do sistema de asilo finlandês. De repente, sair parece ainda mais difícil do que entrar.

Legendas em português

  1. Anseio de Luz

Longing for Light

Anhel de Llum

Dir. Alba Cros Pellisé

Espanha; 11 minutos; 2023

Idioma: Catalão

Classificação: 14 anos

Sinopse: Uma exploração de Barcelona por meio da luz que incide sobre as ruas da cidade. O Sol como um pincel que destaca a intimidade dos cômodos, dos amigos, dos amantes e das pessoas ao redor.

Legendas em português e inglês

  1. Minha Irmã

Sister of Mine

Moja Siostra

Dir. Mariusz Rusiński

Polônia; 29 minutos; 2023

Idioma: Polonês

Classificação: 16 anos

Sinopse: Zuzia, uma adolescente muito sensível e talentosa, luta contra o vício em drogas. Seu irmão, que também é o diretor do filme, tenta descobrir o que aconteceu na família para que Zuzia caísse no vício.

Legendas em português e inglês

PROGRAMA 2 – Total: 104 minutos

  1. Entre a Graça e a Violência

Between Delicate and Violent

Zarafet ve Şiddet Arasında

Dir. Şirin Bahar Demirel

Turquia, Holanda; 14 minutos; 2023

Idioma: Turco, Inglês

Classificação: Livre

Sinopse: A descoberta de memórias traumáticas que não foram incluídas nos álbuns de família.

Legendas em português e inglês

  1. Azul

 Blue

Dir. Violena Ampudia

Cuba, Bélgica; 17 minutos; 2023

Idioma: Espanhol, Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Resultado de um processo colaborativo com mulheres que sofreram de depressão pós-parto.

Legendas em português e legendas em inglês

  1. Avalanche

Landslide

Avalancha

Dir. Daniel Cortés

Colômbia; 25 minutos; 2023

Idioma: Espanhol

Classificação: 14 anos

Sinopse: Na Colômbia, o assassinato de líderes sociais é uma prática política antiga que busca destruir todo tipo de organização popular; no entanto, longe de destruí-las, acabou fortalecendo a vontade de resistência.

Legendas em português e inglês

  1. Só a Lua Entenderá

The Moon Will Contain Us

Solo la Luna Comprenderá 

Dir. Kim Torres

Costa Rica, EUA; 18 minutos; 2023

Idioma: Espanhol, Inglês Crioulo

Classificação: 14 anos

Sinopse: Enquanto uma Lua mágica se insinua no crepúsculo, várias linhas do tempo se entrelaçam na cidade de Manzanillo, no litoral caribenho da Costa Rica.

Legendas em português e legendas em inglês

  1. Parentesco Indesejado

Unwanted Kinship

Ungewollte Verwandtschaft

Dir. Pavel Mozhar;

Alemanha; 30 minutos; 2023

Idioma: Ucraniano, Alemão, Russo

Classificação: 16 anos

Sinopse: Tomando os relatos de tortura na invasão da Ucrância como base, um cineasta de Belarus tenta entender o que essa guerra de aniquilação tem a ver com ele.

Legendas em português e inglês

COMPETIÇÃO BRASILEIRA – CURTAS-METRAGENS

PROGRAMA 1 – Total: 104 minutos

  1. Aguyjevete Avaxi’i

Aguyjevete Avaxi’i

Dir. Kerexu Martim

Brasil; 21 minutos; 2023

Idioma: Guarani Mbya

Classificação: Livre

Legenda: Celebração da retomada do plantio do milho na aldeia Kalipety, em área de plantio recuperada pelos  guarani m’bya.

Legendas em português

Sessão com Acessibilidade

  1. Noite das Garrafadas

Night of the Bottles

Dir. Elder Gomes Barbosa

Brasil; 25 minutos; 2023

Idioma: Português

Classificação: Livre

Legenda: Nove anos depois da Independência do Brasil, protestos populares forçam o imperador Dom Pedro I a fugir às pressas do país. Os fantasmas do Brasil Império se projetam no Brasil de hoje na Rua da Quitanda.

Sessão com Acessibilidade

  1. Sertão, América

Backlands, America

Dir. Marcela Ilha Bordin

Brasil; 18 minutos; 2023

Idioma: Português, Inglês, Francês

Classificação: Livre

Sinopse: Um registro do processo de criação do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, onde desenhos rupestres desafiam a teoria corrente de como o homem chegou às Américas.

Sessão com Acessibilidade

  1. Utopia Muda

Mute Utopia

Dir. Julio Matos

Brasil; 20 minutos; 2023

Idioma: Português

Classificação: Livre

Sinopse: A democratização dos meios de comunicação a partir da história da Rádio Muda, a mais longeva rádio livre.

Sessão com Acessibilidade

  1. A Edição do Nordeste

The Editing of the Brazilian Northeast

Dir. Pedro Fiuza

Brasil; 20 minutos; 2023

Idioma: Português

Classificação: 12 anos

Sinopse: Para inventar uma região, é preciso inventar uma cultura – de preferência com ajuda do cinema.

Deixe um comentário