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BNCC e Livro Didático: Analisando As Possibilidades Constituídas na Coletânea Buriti Mais Ciências para o Primeiro Ano do Ensino Fundamental I

BNCC e Livro Didático: Analisando As Possibilidades Constituídas na Coletânea Buriti Mais Ciências para o Primeiro Ano do Ensino Fundamental I

Ana Beatriz Da Silva Nascimento[1]

Ana Gabrielle Anjos[2]

Ana Paula Góes Pinheiro[3]

Giovanna Gomes Da Silva Almeida[4]

Letícia De Carvalho Ribeiro[5]

Paola Moraes Vilas Boas[6]

Resumo: A proposta do artigo é discutir como o livro didático Mais Ciências Buriti, da Editora Moderna, especificamente, para o Primeiro Ano do Ensino Fundamental I tem apresentado os conteúdos, as habilidades e competências como proposta metodológica aos docentes atuantes com esse perfil de sujeito (alunos/as de 6 anos dos anos iniciais). Para isso, optamos pela pesquisa qualitativa, tendo como procedimento metodológico a análise de Ludke (1986), Guba e Lincoln (1981). A pesquisa buscará não apenas mapear as práticas pedagógicas, mas também compreender como tais abordagens podem ser adaptadas e integradas à realidade específica dos alunos de seis anos, considerando suas características individuais e o contexto educacional.

Palavras-Chave: Livro Didático. Proposta Metodológica. Primeiro Ano do Ensino Fundamental I.

Abstract: The purpose of the article is to discuss how the textbook Mais Ciências Buriti, from Editora Moderna, specifically for the First Year of Elementary School I, has presented the contents, skills and competencies as a methodological proposal for teachers working with this subject profile (students aged 6 in the initial years). For this, we opted for qualitative research, using the analysis of Ludke (1986), Guba and Lincoln (1981) as a methodological procedure. The research will seek not only to map pedagogical practices, but also to understand how such approaches can be adapted and integrated into the specific reality of six-year-old students, considering their individual characteristics and the educational context.

Keywords: Textbook. Methodological Proposal. First Year of Elementary School I.

Introdução

O trabalho foi desenvolvido e estruturado por meio da disciplina conteúdo e metodologia do ensino de ciências, presente na grade curricular do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mediante discussões da abordagem metodológica utilizada no livro didático Buriti Mais Ciências e da análise e interpretação da coerência do currículo vivido com a Base Nacional Comum Curricular, que este artigo ganha sentido.

Como procedimento metodológico, utilizamos a análise qualitativa, pois parafraseando Ludke (1986), a observação direta permite que quem observa – o pesquisador – consiga estar mais próximo da realidade e perspectiva do sujeito a quem analisa. Ademais, é por meio da observação que a percepção dos problemas e prováveis soluções podem ser geridas e a realidade vivenciada transformada. Agregando a pesquisa qualitativa, a análise documental é uma fonte importante para retirada de comprovação e fundamentação teórica das afirmações feitas, pois os documentos constituem uma fonte estável e rica, de acordo com Guba e Lincoln (1981)

Por fim, tecemos algumas considerações para que ao finalizar a leitura tenha-se além de informações diversas baseadas na análise do livro didático, também tenha elucidações que permitam ao leitor-pesquisador ter base teórica bem consolidada e a conclusão do pensamento e expansão da sua compreensão quanto ao assunto referido.

Livro didático no ensino de Ciências

Ao analisar o livro Buriti Mais Ciência, é notável que não é apenas um livro didático comum, com o ensino robótico, mas o mesmo trabalha a interação do professor, aluno e livro, ressaltando pautas importantes e necessárias para o conhecimento dos estudantes, além disso, é importante frisar que os objetos de conhecimentos estão de acordo com a BNCC, eles são: As características dos materiais; Corpo humano e respeito à diversidade; Escalas de tempo. Com isso, o mesmo transporta uma noção reflexiva, ensinando sobre o respeito às pessoas e as diferentes culturas existentes no mundo, encaixando-se na BNCC, de acordo com a estruturação dos objetos propostos no Livro didático.

Nas unidades 1 e 2, o foco do livro será o corpo humano e o respeito à diversidade, já na unidade 3, o mesmo aborda escala de tempo, apresentando e ensinando para as pequenos a noção entre dia e noite e, na unidade 4, o livro menciona as características dos materiais, ressaltando os materiais do cotidiano; os materiais da escola e obtenção dos materiais, nos mostrando que seu foco não é apenas o desenvolvimento cognitivo da criança, mas também o desenvolvimento humano dela, onde saibam conviver em sociedade, respeitando as diferenças existentes.

Quanto à coerência do Livro Didático Buriti Mais Ciência com a Base Nacional Comum Curricular, analisamos que há coesão entre ambas, tanto no contexto de suas habilidades quanto aos demais elementos que dispõe a BNCC.

A primeira unidade não se limita apenas em uma temática, ela permeia entre os temas expostos na BNCC, interligando Vida e Evolução e Terra e Universo. Inicia a discussão abordando sobre a descoberta do seu próprio corpo (EF01CI04), além de mostrar as diferenças entre os corpos ao longo dos capítulos e, ao concluir a unidade migra para outro objeto de conhecimento, as Escalas de Tempo, complementando os capítulos anteriores e expondo os avanços que ocorrem nas diferentes fases de nossa vida (EF01CI05).

Imagem 1: Sumário da Unidade do Livro Buriti Mais Ciências – 1º Ano E. F.

Fonte: Livro Didático Mais Ciências Buriti (2023)

Na segunda unidade, há uma maior transversalidade dos temas, buscando ensinar não somente sobre o “eu”, mas também sobre o outro e o ambiente em que a criança está inserida. Em seu início, o livro irá focar no “eu” através do autocuidado tanto físico quanto mental (EF01CI03), não esquecendo de ampliar a perspectiva do aluno em relação a diferentes tipos de contexto, mostrando para a criança que não existe apenas o cuidado com seu “eu”, mas também com os outros que a cercam.

Buscando um maior aprofundamento, a segunda unidade dá um novo significado a palavra cuidado, que antes era abordada nesta unidade com foco na compreensão do seu corpo e de sua mente, porém, agora insere um novo cuidado totalmente interligado aos demais, o cuidado com o meio ambiente (EF01CI01).

Imagem 2: Organização da Unidade 2 segundo a BNCC

Fonte: Livro Didático Mais Ciências Buriti (2023)

Já na terceira unidade, duas temáticas são trabalhadas com maior visibilidade. Inicia dando continuidade nos conceitos relacionados à Terra e Universo, fazendo com que a criança aprenda sobre os fenômenos naturais que ocorrem em seu meio, de maneira que ela possa compreender esses fenômenos e relacionem não apenas com seu meio, mas também de que forma o meio ambiente se comporta com essas mudanças (EF01CI05 e EF01CI06).

Porém, a unidade também se preocupa em estimular as crianças para que as mesmas percebam que esses fenômenos interferem em muitas coisas, inclusive no que vestir e comer, fazendo com que as crianças aprendam quais materiais usar em determinado tempo (EF01CI01).

Além do tempo meteorológico, a unidade também aborda o tempo de vida, mostrando a importância do respeito a quem possui um tempo de vida maior que o nosso, que são os idosos. Isso nos faz perceber que além do livro trazer aspectos teóricos, ele também se preocupa com o lado humano da criança, para que sejam formados cidadãos que saibam conviver em respeito na sociedade.

Imagem 3: Estrutura da Unidade 3 – O tempo Passa

Fonte: Livro Didático Mais Ciências Buriti (2023)

Na unidade 4 do livro Buriti existe um tema central que guia todos os capítulos, apresentado no título da unidade “as matérias ao meu redor”, a partir dessa temática o livro desenvolve várias vertentes que vão se desenvolvendo nos capítulos. O livro inicia contextualizando a realidade da criança e entendo os elementos que fazem parte do seu cotidiano, sendo assim não apresenta matérias que fogem do conhecimento delas, na verdade, parte dos conhecimentos prévios e amplia esses conceitos.

Nesta unidade, o livro buscar trabalhar com as crianças a origem dessas matérias e a forma que eles são retirados da natureza, todas as consequências que isso pode desencadear (EF01CI01) e isso irá modificar a relação que a criança tem com essas matérias, criando essa consciência crítica na vertente ambiental e não se limita a uma única linha de matérias, trabalha vários elementos que compõe o dia a dia do aluno, complementando a temática e incluindo a habilidade (EF01CI02) de forma sutil, correlacionando a composição do material com a sua utilização, impulsionando a criança a entender a função deles e estimulando a enxergar outras maneiras de utilizar esses elementos.

Todo esse trabalho feito na unidade desenvolve na criança a evolução dos métodos investigativos através das atividades, onde ela vai comparar objetos semelhantes, mas através da análise ela poderá compreender de matérias diferentes e o que isso pode impactar no desempenho das funções deste objeto. Dessa forma, através dessas atividades e temáticas, a criança entende que a ciência é um processo de produção e consciência. 

Imagem 4:Habilidades correspondentes a Unidade 4 articulada a BNCC

Fonte: Livro Didático Mais Ciências Buriti (2023)

O livro é proposto para o 1° (primeiro) ano do Ensino Fundamental, cujo o público alvo são crianças de 6 a 7 anos de idade, os temas nele abordados estão de acordo com os conteúdos e atividades propostas na BNCC para essa faixa etária, as atividades trazem questões da rotina da criança dentro e fora da sala de aula, assim como os objetos de conhecimento, além de haver várias representações de crianças e de elementos da cultura infantil.

Nessa perspectiva, observa-se que o respectivo livro didático enquanto recurso pedagógico, é constituído pela tendência histórico-crítica, na qual favorece o desenvolvimento de habilidades importantes para a formação do ser capaz de desenvolver o pensamento crítico, investigativo, ético, questionador e reflexivo, contribuindo para o autoconhecimento, valorização da sua cultura, formação da identidade dos estudantes, do diálogo e do respeito à diversidade.

Ao analisar os conteúdos apresentados nos capítulos, é possível observar que eles possibilitam às crianças o aprimoramento dos conhecimentos e um olhar reflexivo acerca tanto do seu contexto social quanto dos outros povos. Dessa maneira, a partir da interação e participação das crianças, seus conhecimentos prévios e adquiridos possibilitam e abrem espaço para a interação entre ambos, promovendo o diálogo e gerando novos questionamentos diante das perguntas introdutórias contidas em cada início de assunto dos capítulos e assim ampliando seus conhecimentos sobre si e sobre o outro.

Portanto, é notória a relevância e a necessidade de oportunizar nas aulas momentos de participação ativa dos estudantes, promovendo seu protagonismo na construção de novos conhecimentos para que os mesmos possam vivenciar os processos investigativos, expor suas ideias, valorizar duas descobertas, refletir sobre determinados problemas do seu contexto social e buscar meios de solucioná-los, argumentando de forma significativa sobre suas intervenções e resultados.

Baseado na leitura, análise e interpretação do livro didático “Buriti Mais Ciências” e da Base Nacional Comum Curricular, estabelecemos duas propostas de atividades designadas para crianças a partir de 6 anos cursando o 1° ano do ensino fundamental. As atividades foram planejadas e articuladas visando o desenvolvimento integral da criança, pois é contra a natureza tratar a criança de forma fragmentária. Em cada idade constitui um conjunto indissociável e original. Na sucessão de suas idades é um único e mesmo ser em contínua metamorfose (Wallon, 1981, p.223). Ou seja, Wallon chama atenção para olhar e compreender as crianças também como sujeitos completos, mesmo estando em desenvolvimento, pois cada sujeito, a partir da convivência no núcleo familiar adquire para si conhecimentos e concepções diferentes em cada fase que perpassa e na instituição de ensino apenas é ampliada, moldada e por vezes, transformadas e não por obrigação, mas pela modificação da consciência do próprio sujeito.

A primeira proposta, portanto, tem como unidade temática Vida e Evolução, como definida pela BNCC. Seu objetivo é comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças (EF01CI04). Nessa atividade, as crianças trabalharão o respeito e valorização da diversidade através da observação das suas próprias características fenotípicas e de seus colegas de classe.

Para iniciar esse exercício de observação entre seus pares e reflexão da diversidade, propomos que o professor organize a turma em roda de conversa e gere a questão norteadora: Somos todos iguais? Através dessa indagação muitos comentários, ideias e conclusões aparecerão, tornando-se oportuno a dinâmica do espelho. Dentro de uma caixa misteriosa, o professor colocará um espelho e individualmente cada criança olhará pela abertura da caixa sem revelar o que visualiza (seu próprio reflexo), mas terá como obrigação citar algo que goste e/ou ache bonito no que enxerga (em si).

Ao finalizar com os alunos, o professor deve também participar e por fim revelar o segredo da caixa a todos. Em seguida, o professor pode solicitar que cada criança realize um elogio a outro amigo. Esse momento criará melhorias coletivas de afetividade, de empatia, do amor próprio, da compreensão das diferenças e sobretudo, da diversidade de etnias que existem no mundo. Pois a afetividade, para Wallon, é entendida como um conjunto funcional que responde pelos estados de bem-estar e mal-estar quando o homem é atingido e afeta o mundo que o rodeia (Dér, 2004, p. 64).

Dando continuidade a esta temática, o professor pode levar revistas ou, na ausência, levar imagens impressas de várias pessoas diferentes e solicitar que os alunos recortem, misturem as partes do corpo/rosto e formem novas pessoas. Ao concluírem, o professor deve mediar as crianças para que apresentem a nova pessoa que formaram, escolha um nome e crie uma história de vida, como: Qual profissão dessa mulher? Quantos anos tem? E sucessivamente. Dessa maneira, chamando atenção também para as diferentes vivências que cada pessoa pode ter, além das diferenças físicas. Pode aproveitar também para comparar as princesas e personagens da Disney, pedir que citem como eles são, qual a diferença entre os personagens, super-heróis e princesas à eles.

Trouxemos como proposta essa atividade simples, com poucos recursos materiais e de fácil assimilação por entendermos e acreditarmos que é através do conhecimento prévio do sujeito (Ausubel), da leitura e compreensão de mundo (Paulo Freire), da vivência da sua rotina e da afetividade presente nas relações que o contexto educativo ganha formato, sentido e permite a concretização de uma aprendizagem significativa (Ausubel).

Na segunda proposta partimos da teoria de Vygotsky (1998), onde o mesmo menciona que há um desenvolvimento na zona proximal através da brincadeira, porque no instante que a criança permeia entre as representações de um objeto por outro, o que rege a sua relação é o significado que a criança construiu e não o objeto em si. Mediante a isso, a proposta da atividade é estimular as crianças a ampliarem seus conceitos sobre os diversos objetos e os diferentes significados que eles podem ter.

Baseado na BNCC, um dos pilares dessa atividade é a unidade temática matéria e energia, que tem como objetivo estimular a compreensão da origem das matérias que estão presentes no dia a dia das crianças, a maneira que eles são retirados da natureza, como eles são, como são descartados e qual a maneira mais consciente que esses objetos podem ser utilizados (EF01CI01). Com essa atividade, as crianças poderão compreender os diferentes meios que um material pode ter e quantas vezes ele pode ser utilizado.

Antes de iniciar a atividade, a professora deve introduzir o assunto sobre as matérias e suas origens. Após esse momento, ela distribuirá uma folha para cada aluno e o organizaria às crianças em uma grande roda e explicaria a atividade coletiva que será uma história que terá como ferramenta o origami. O título da história é: “O menino navegador” e, em cada parte da história existe um elemento principal que será representado e construído através da construção de origami pela turma.

Nesse processo, o objetivo é estimular a criança a compreender as diferentes formas que o papel pode ter e as várias funções que ele pode desempenhar, não só nesse momento da história, mas após esse momento, convidar a criança a refletir sobre outras formas e funções que os objetos podem desempenhar.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

É notável a contribuição do livro “Buriti Mais Ciências” para a formação de crianças com pensamento crítico, investigativo, ético e reflexivo. A proposta pedagógica adotada, aliada à análise e interpretação da BNCC, reforça a importância de oportunizar momentos de participação ativa dos estudantes, promovendo a construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento integral das crianças.

Ademais, a importância atribuída à formação de cidadãos conscientes, críticos e respeitosos com a diversidade reflete uma perspectiva educacional que vai além da mera transmissão de conhecimento, visando o desenvolvimento integral e a preparação para uma participação ativa na sociedade. Por isso, devemos ensinar não apenas a parte teórica, que está nos livros, mas também é válido ensinar na prática temas que possam transformar as crianças em seres mais ativos, sociáveis e que saibam conviver em sociedade. Assim, seremos profissionais capazes de mudar o ensino e a aprendizagem das crianças, proporcionando memórias positivas entre todos.

O que observamos no contexto de descrição do livro didático enquanto articulação com as implicações apresentadas à BNCC está na sistematização constante das habilidades discutidas em cada unidade. Não busca seguir incluindo a parte diversificada, propondo atividades e/ou discussões que fazem parte do contexto de escolar e constituem o fazer docente por meio do currículo oculto.

Enquanto futuros docentes da educação básica, especificamente, na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, observamos que olhar o currículo oficializado e dimensionar a importância os elementos e debates constantes na parte diversificada do currículo poderia contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem significativa tanto para os/as estudantes, quanto para os/as professores e professoras destas etapas da Educação formal.

Diante disso, observamos que, ao selecionar o livro didático que fará parte das estratégias metodológicas a serem incluídas na prática pedagógica do professor e da professora, estes devem perceber que o uso do livro didático deve ocorrer como instrumento que articulado à outras propostas metodológicas podem auxiliar no desenvolvimento dos objetos de conhecimento no contexto de sala de aula.

Referências

DÉR, L. C. S. A constituição da pessoa: dimensão afetiva. In Mahoney, A. A. e ALMEIDA, L. R. (Orgs.). A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Loyola, 2004.

Menga Lüdke, ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

WALLON. A Teoria Psicogenética de Wallon e sua Aplicação na Educação. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA4_ID392_10092018225535.pdf. Acesso em: 18 Jan.  2024.

WALLON, Henri. Psicologia e educação da infância. Lisboa: Editorial Estampa, 1975.


[1] Acadêmica do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Email: nascimentoanabeatriz353@gmail.com

[2] Acadêmica do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Email: gabrieleana2002@gmail.com

[3] Acadêmica do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Email: appinheiro1669@gmail.com

[4] Acadêmica do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Email: giovannagomes1479@gmail.com

[5] Acadêmica do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Email: leticiacarvalho6978@gmail.com

[6] Acadêmica do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Email: paollavillas123@gmail.com

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