Agenda Educação Em questão

Conferência na UFSCar debate os novos desafios do conhecimento para as juventudes

Atividade integra ciclo que aborda a Universidade para o futuro e será aberta a todo o público

No dia 4 de abril, o Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza a segunda conferência do ciclo “Universidade para o futuro”. O evento é aberto a todo o público e abordará a temática “Juventudes: novos desafios do conhecimento” A atividade é gratuita e tem início às 14h30, no auditório do edifício Sérgio Mascarenhas, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. O evento também será transmitido pelo canal da UFSCar no YouTube.

O tema será apresentado por Maria Carla Carrochano, docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So) do Campus Sorocaba da UFSCar, e por Eduardo Humes, graduado em Medicina, com especialização e doutorado em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), onde atua como docente colaborador, no Departamento de Psiquiatria. A curadoria da conferência é das professoras Débora de Hollanda Souza e Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil, ambas do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar.

De acordo com Débora de Hollanda, o objetivo principal da conferência é discutir “o contexto contemporâneo desses jovens que ingressam na universidade; como eles/elas pensam, aprendem, se apropriam, consomem e processam informação; e, em especial, como enfrentam os desafios da vida universitária/acadêmica e de que forma esses desafios podem impactar sua saúde mental e as condições de vida”. Ela explica que o termo juventudes foi pensado no plural exatamente “porque são muitas e diversas”, define.

O ciclo “Universidade para o futuro” teve início no ano passado e a iniciativa pretende refletir sobre como a universidade – no Brasil e no mundo – precisa se repensar a partir das várias crises que a sociedade enfrenta, como política, sanitária, de desinformação, além da emergência climática. Para Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, diretor do IEAE e docente do Departamento de Física (DF) da UFSCar, “a universidade é uma instituição que não mudou muito nos últimos séculos, e é preciso que se olhe de um novo ponto de vista, para que também a sociedade a veja de forma diferente, para que perceba sua relevância, busque o espaço acadêmico para compartilhar e buscar soluções para os seus problemas, confie no potencial do conhecimento especializado, dentre outras interações possíveis”, expõe.

A primeira conferência aconteceu em agosto de 2023, com o tema “Universidade no Brasil: desafios futuros” e apresentação dos professores Marcelo Knobel, ex-reitor da Unicamp e docente do Instituto de Física (IFGW) desta Instituição, e Soraya Smaili, ex-reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e docente do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina. O evento teve a curadoria de João dos Reis Silva Junior, docente do Departamento de Educação (DEd) da UFSCar, e participação de integrantes de instituições de ensino e pesquisa de São Carlos e região.

Edifício Sérgio Marcarenhas

No dia anterior, 3 de abril, no mesmo local, acontecerá a cerimônia de nomeação do prédio do IEAE, que passa a se chamar Edifício Sérgio Mascarenhas, em homenagem ao professor Sérgio Mascarenhas, um dos fundadores da UFSCar, falecido em 2021, idealizador do curso de graduação em Engenharia de Materiais e Doutor Honoris Causa da Universidade. A cerimônia é aberta ao público e tem início às 14h30.

Deixe um comentário